Brunna Avila: Ela é porreta pilotando uma moto

Pilotar uma moto independente do sexo ou idade representa uma idealização da vontade de superar barreiras e conduzir a própria vida de maneira independente e transformar sua própria jornada em uma aventura sem fim. Estradas desertas onde você é o protagonista de viagens sem destino certo esperam por você. A julgar por esses conceitos, o significado de sonhar com moto pode ser bastante amplo. A reportagem do Jornal Extra Guarapuava foi até o Vale do Jordão, no Motódromo Municipal conferir de perto as habilidades arrojadas da jovem, Brunna Avila. Guarapuavana por essência ela é destaque nacional e paranaense nas competições de velocross e motocross na categoria MX3, com títulos e muitos pódios na carreira, que começou pelo incentivo do pai Claudinei e o irmão Ruan Avila. Já são 15 anos de pilotagem, de muitas dificuldades e conquistas. Estar aqui nesta pista do Jordão significa muito para mim, que nos surpreende a cada dia pela quantidade de pilotos que temos em Guarapuava, destaca Brunna. A motociclista é tricampeã paranaense no velocross e motocross, vice-campeã brasileira.  Neste ano Brunna é líder em duas competições, na Copa Integração e a Copa Café.  Além da participação do campeonato no Mato Grosso do Sul.

PATROCÍNIOS

  Por ser mulher numa modalidade esportiva dominada por homens, Brunna disse que no início sofreu com a falta de patrocínios, mas que hoje conta com o apoio da secretaria de Esportes de Guarapuava, onde destaca o secretário, Pablo Almeida, empresas Protork e Inova. Quando iniciei nas competições éramos em duas mulheres pilotando, atualmente somos em mais de 20 pilotas. Isso certamente deu novo brilho ao motociclismo paranaense. Antes era uma disputa de força onde o machismo imperava, mas hoje eles aceitam que temos condições de competir de forma igualitária, observou.   

  Ela ressaltou a união dos pilotos de Guarapuava, quanto a manutenção da pista do Jordão.  Essa união dos pilotos vai fazer com que no futuro tenhamos mais pilotos com condições de participar de competições no Estado. Além de nos motivar nos treinamentos em casa, reiterou.   

ESPIRITO AVENTUREIRO

    Os adeptos do motociclismo têm por essência o espírito aventureiro e aspirante à tal liberdade. Essas aspirações não têm barreiras, de conseguir enxergar a luz que poucos conseguem enxergar atrás da linha do horizonte. O piloto Jonatas Leush prepara o filho Derick para competições futuras. Para isso vem encampando um movimento em busca de melhorias no Motódromo Municipal do Vale do Jordão. Com apoio de um grupo de pilotos o projeto visa ter um equipamento de máquinas permanente para manutenção da pista, além da arrecadação de recursos para outras melhorias.  No último final de semana, a manutenção da pista ocorreu pela secretaria de Obras e Esportes de Guarapuava.