Vigiapuava garante qualidade da água em Guarapuava

Programa tem como principal objetivo a promoção da saúde e a prevenção de agravos e doenças de transmissão hídrica

O coordenador do Vigiapuava em Guarapuava, Alexandre Ribas, conta que o programa abrange a inspeção, fiscalização e monitoramento da água produzida e fornecida pela Companhia de Saneamento responsável, no caso aqui do município, a SANEPAR, e o cumprimento da norma de potabilidade vigente.

“O Vigiapuava abrange, principalmente, o monitoramento da água consumida em área que não possui serviço de saneamento, como comunidades rurais, assentamentos e povos tradicionais que utilizam outra forma de abastecimento, muitas vezes, sem os cuidados necessários com a qualidade da água. Desta forma, os técnicos do programa realizam avaliação do local e as orientações pertinentes”, destacou.

As ações do programa orientam-se por meio da legislação vigente e do Plano de Amostragem da Vigilância da Água para Consumo Humano, seguindo diretrizes específicas e de execução municipal. O projeto é coordenado pela Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental.

Algumas ações que são realizadas pelo programa:

Avaliação e Cadastro (SISAGUA) das formas de abastecimento;

Inspeção e monitoramento das formas de abastecimento;

III. Análises para parâmetros de Cloro Residual Livre, Flúor, Turbidez e Exame Bacteriológico;

Atendimento a denúncia e reclamação; investigação de doenças de vinculação hídrica;

Orientação à população, educação em saúde; uso e Indicação do Hipoclorito de sódio 2,5% através de ação intersetorial com a Divisão de Vigilância Epidemiológica, Departamento de Atenção à Saúde e 5ª Regional de Saúde.

Quantitativo de amostras coletadas e analisadas no período de janeiro a julho de 2022

Parâmetro          Número de amostras coletadas e analisadas

Turbidez              335

Coliformes totais/E. coli               140

Fluoreto              140

Residual Desinfetante  195

Foram realizados até o mês de julho, deste ano, o total de 21 atendimentos referentes a denúncias, reclamações e investigações de doenças de vinculação hídrica, inspeção em cinco formas de abastecimento do tipo SAC, distribuição de 50 frascos de Hipoclorito de sódio 2,5%, mapeamento e cadastro de locais que apresentam população de risco localizados em área rural.