Unicentro fará triagens vocais pelo Dia Mundial da Voz

Entre as atividades, promovidas até o final do mês, estão a distribuição de materiais informativos com orientações sobre a saúde vocal para a comunidade

Anualmente, o mês de abril é marcado pelas ações relacionadas ao Dia Mundial da Voz. A data, comemorada no último dia 16, visa promover a conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a voz. Diante disso, a Unicentro fará, nesta segunda-feira (25), triagens vocais em alusão a data comemorativa.

“O objetivo é orientar a população sobre a saúde vocal, a promoção da saúde da voz e, também, no que se refere à prevenção de doenças relacionadas à voz, distúrbios de voz e detecção precoce de possíveis disfonias, que são as alterações vocais”, explicou e professora Ana Paula Dassie Leite, do Departamento de Fonoaudiologia e coordenadora das atividades da campanha em Irati.

Neste ano, o tema da campanha é “Sua Voz importa”. “A ideia”, segundo Ana Paula, “é mostrar o quanto cada uma das vozes é importante e o quanto a voz é um importante instrumento na nossa comunicação. Então, termos uma voz que nos apresenta, que nos representa, certamente, é muito importante para o nosso processo de comunicação no mundo, de inserção social e profissional”.

Entre as atividades promovidas pelo Defono, até o final do mês, pontuou Ana Paula, estão a distribuição de materiais informativos com orientações sobre a saúde vocal para a comunidade interna e externa da universidade, e a realização de avaliações vocais gratuitas na Clínica-Escola de Fonoaudiologia.

A triagem será feita por estudantes do curso, sob a supervisão de professoras especialistas na área de voz, e são indicadas para qualquer pessoa que tenha alguma queixa ou necessidade específica em relação à voz como rouquidão.

“Por meio dela será possível fazer uma análise da voz e, a partir disso, fazer possíveis encaminhamentos, orientações de saúde vocal, condutas para avaliações vocais completas ou terapia vocal se for necessário, ou aprimoramento. Quaisquer características da sua voz e da sua fala que façam com que você tenha alguma questão em relação a ela, são passíveis de serem avaliadas aqui na triagem. Além disso, nós também trabalhamos com o aprimoramento vocal para pessoas que não têm queixas de alterações, mas que têm demandas específicas e que, para isso, querem melhorar a voz”, explicou.

As avaliações, reforçou a professora, são importantes para a detecção precoce de possíveis alterações vocais.

“Por meio de uma avaliação auditiva e de avaliação computadorizada que verifica, por exemplo, a quantidade de ruído que existe na voz, associamos às queixas trazidas pelas pessoas para que possamos fazer uma junção de todos esses dados e pensar em uma conduta que seja assertiva para aquele caso em termos de encaminhamento”.

O convite para participar da triagem se estende também aos professores. “Caso tenha qualquer queixa relacionada à voz na docência, se fica com a voz cansada depois de um curto período de tempo, se a voz fica alterada no final da semana, com sensação de esforço ou incômodo para falar durante a aula, mudança na qualidade da voz – tudo isso deve ser considerado. Diante dessas queixas, nós também podemos ajudar com a nossa avaliação e direcionamento sobre a melhor conduta”, ressaltou a professora.

As triagens vocais serão realizadas, gratuitamente, no dia 25 de abril e são abertas a toda a população. Para participar, é necessário fazer o agendamento pelo telefone (42) 3421-3228 ou pelo WhatsApp (42) 99904-0346.