Serviço Família Acolhedora pode ser implantado em outros municípios

Equipe do programa guarapuavano participou de encontro municipal em Goioxim

A equipe técnica do Serviço Família Acolhedora de Guarapuava participou do 1º Encontro Municipal do Serviço Família Acolhedora em Goioxim. Objetivo foi divulgar a experiência bem sucedida do programa na cidade.

Na ocasião, a comitiva guarapuavana composta por Elenita Lodi (psicóloga), Cleide Moreira (assistente social) e Deise Land, psicóloga do programa, foi recebida pela prefeita de Goioxim, professora Mari, pela secretária de Assistência Social, Joseane Gutelvil, e demais integrantes do serviço do município.

“A experiência de poder divulgar nosso trabalho e auxiliar na implantação do Serviço de Acolhimento Familiar nos municípios da região é gratificante e de suma importância para melhor atender as demandas de crianças e adolescentes em medida protetiva” destacou a coordenadora e Assistente Social do Serviço de Guarapuava, Regiane Cristina Lopes de Moraes.

Em Guarapuava, o serviço funciona desde 2017 por meio da parceria entre a Prefeitura, Ministério Público e Poder Judiciário. Atualmente, 16 famílias acolhem 26 crianças. As equipes do programa ficam à disposição das famílias, crianças e adolescentes, diariamente, em plantões de vinte e quatro horas. Durante o tempo de acolhimento, o atendimento é feito por psicólogos e assistentes sociais.

No encontro, foi apresentado o programa para auxiliar o município vizinho que está implantando o serviço. “A experiência trazida pelo município de Guarapuava vai contribuir muito com a nossa equipe. Esse encontro foi muito bom e auxiliará a gente na prática”, afirmou Joseane.