Semads orienta moradores do Paiol de Telha sobre atualização de documentação

A ação também serviu para informar a comunidade sobre o recebimento de uma orientação do TRE-PR com relação a regularização do título de eleitor

Na última sexta-feira (08), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), realizou uma reunião de orientação com os representantes da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telhas, localizada na Colônia Socorro, distrito de Entre Rios. O encontro foi organizado pela secretaria, por meio da equipe volante do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com intuito de levar informações sobre a emissão e atualização de documentos. 

“Estivemos em reunião com os representantes da comunidade para uma conversa, para levarmos orientações e ouvir eles sobre os atendimentos que temos levado ao distrito, por meio da nossa equipe volante. Esse é um serviço que faz parte da política de assistência social, pois também é responsável pelas orientações de acesso à documentação e a direitos. São contatos como esse que fortalecem nosso trabalho diariamente”, enfatizou a secretária da Semads, Elenita Lodi.

A ação também serviu para informar aos moradores da comunidade sobre o recebimento de uma orientação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com relação a regularização do título de eleitor que será realizada pela instituição no final deste mês e tem como público alvo essa população.

Ana Maria da Cruz, uma das representantes da comunidade e coordenadora executiva da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) no Paraná e região sul, explica que a regularização dos documentos é uma questão importante porque a maioria das pessoas não tem isso como prioridade e isso pode atrapalhar o acesso à políticas públicas.

“Se não tiver documento a gente não vai a lugar nenhum, isso mostra que nós estamos aqui, temos voz, temos o nosso direito de votar e futuramente ser votado também. Estamos incentivando nossos jovens para isso, para política, para conseguir o direito que eles têm e muitas vezes não sabem”, destacou.

Participaram da reunião os representantes da comunidade, a assistente social da equipe volante, Claudete Rita Minski, e a coordenadora da Proteção Social Básica, responsável pelos CRAS, Cibeli Tozzi.