Resultados da integração entre universidade e comunidade são apresentados em encontro

Objetivo é disseminar os resultados de pesquisas, de trabalhos de conclusão de curso e de projetos de extensão desenvolvidos nos serviços de saúde de Guarapuava

Disseminar os resultados de pesquisas, de trabalhos de conclusão de curso e de projetos de extensão desenvolvidos nos serviços de saúde de Guarapuava. Esse foi o objetivo do 1º Encontro de Integração Ensino-Serviço-Comunidade, que foi realizado pela Unicentro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O evento está relacionado ao Coapes, que é o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde.

Para a diretora do Setor de Saúde da universidade, professora Angela Dubiela Julik, o encontro é um importante espaço para a divulgação dos trabalhos feitos junto à comunidade. “É um evento com 40 trabalhos inscritos, quase que 100% só da Unicentro. Então, nós estamos com essa participação e informando para a comunidade o produto do nosso serviço”, ressalta.

A acadêmica do quarto ano do curso de Farmácia Amanda Pionoski é autora de um dos trabalhos apresentados no encontro. Ela faz parte de um projeto multidisciplinar que envolve os cursos de Farmácia e Enfermagem e atua na Unidade Básica de Saúde do bairro Colibri. A estudante também vê no evento uma forma de dar visibilidade às ações desenvolvidas. “Nós atuamos em uma ação no Outubro Rosa em que a gente pode participar compartilhando experiências e também dividindo conhecimentos. É uma experiência muito gratificante – tanto por podermos apresentar o que estamos fazendo na UBS, apresentar o quanto a gente está mudando a vida das outras pessoas, e também para descobrir os novos trabalhos, novos projetos”.

Evento foi acompanhado por professores e estudantes da área da saúde (Foto: Coorc)

Durante o encontro, a coordenadora do Coapes-Guarapuava, Mônica Tavares, explanou sobre as diretrizes do contrato e ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a prefeitura e a Unicentro. “Pretendi demonstrar o que é o Coapes, como ele funciona no município de Guarapuava. O Coapes-Guarapuava é uma referência para outros municípios, somos a primeira cidade a formalizar o Coapes. A principal vantagem é a quebra de paradigma, que a academia é responsável por produzir o conhecimento em conjunto com o nosso profissional trabalhador de saúde”, conta.

Sobre os resultados apresentados no encontro, a secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade, destacou o atendimento humanizado à população, reforçando que a parceria com a Unicentro tem refletido positivamente nos serviços municipais de saúde. “Ter os alunos dentro das nossas unidades e na educação em saúde, mostrando nas ações, os atendimentos, mudando a perspectiva dos nossos profissionais, trazendo as novidades e inovação, é muito satisfatório para nós” conclui a secretária.