Região Sul possui doze das 100 Melhores ONGs do Brasil

Ranking com as cem organizações sociais mais transparentes e bem geridas acaba de ser divulgado no site Prêmios Melhores

Das 100 melhores organizações sociais que atuam e residem no Brasil, doze delas estão localizadas no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A região Sul só perde para o Sudeste, que possui 72 do total.

Os nomes das 12 instituições acabam de ser anunciados pelos idealizadores do “Prêmio Melhores ONGs 2023”, que anualmente reconhece aquelas cuja gestão e eficiência receberam as melhores notas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

Essa é a sétima edição do Prêmio, realizado pelo Instituto Doar e Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ), com o patrocínio da Ambev VOA, além do apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil.

Na lista, disponível no site Prêmio Melhores, é possível conhecer o nome de todas as vencedoras brasileiras, incluindo as doze eleitas na Região Sul:

ONGs da Região Sul Cidade e estado Causa

 

Associação Aliança Empreendedora

 

Curitiba/PR Organização fundada em 2005 com objetivo de apoiar microempreendedores em seu desenvolvimento social e econômico. Atua em todo o território nacional e em Portugal. Já apoiou 165 mil microempreendedores.
Associação Solar Ita Wegman Campo Magro/PR Entidade beneficente de assistência social, educação e cultura. Atua fundamentada na Antroposofia junto a instituições e comunidades locais de modo a formar ambientes e parcerias que contribuam para o desenvolvimento humano e social inclusivo e sustentável.
Bairro da Juventude Criciúma/SC Há 73 anos, promove a garantia de direitos para crianças e adolescentes, por meio da educação e da assistência social. São 16 mil atendidos de 86 territórios que recebem educação formal, profissionalização, transporte, alimentação, saúde, atendimento psicossocial, esporte e cultura.
Bombeiros Voluntários de Joinville Joinville/SC Organização bombeiril voluntária com atuação em atividades socioeducativas e culturais, com envolvimento direto de 1,7 mil pessoas. É a mais antiga entidade do gênero no Brasil e inspiração para 31 corporações similares em SC.
Casa do Menino Jesus de Praga

 

Porto Alegre/RS Promove acolhimento em saúde com habilitação e reabilitação multidisciplinar para pessoas com deficiência, lesões neurológicas e motoras de alta e média complexidades, em atendimentos de longa permanência. Hoje, são 33 acolhidos e pacientes entre crianças, adolescentes e adultos.
Centro de Educação Popular Florianópolis/SC Espaço de alegria, esperança, acolhimento e aprendizado que, por meio dos seus programas e oficinas, contribui com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes , jovens e famílias em situação de vulnerabilidade além de potencializar o desenvolvimento territorial e a justiça social.
Instituto do Câncer Infantil Porto Alegre/RS Há mais de 31 anos, oferece assistência integral a crianças e adolescentes com câncer e seus familiares. Tem como pilares: assistência integral, apoio às famílias, pesquisa, políticas públicas e cuidados paliativos.
Instituto Futebol de Rua Curitiba/PR Organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba e núcleos pelo Brasil. Desde 2006, utiliza o esporte, a educação e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento humano.
Instituto Sivis Curitiba/PR Organização apartidária, sem fins lucrativos e fundada em 2011. Think tank com produção de conhecimento científico e implementação de soluções junto a lideranças sociais, especialistas e outras organizações para fortalecer a cultura democrática brasileira.
Pequeno Cotolengo Paranaense

 

Curitiba/PR O Complexo de Saúde atua há 58 anos e atende, hoje, 230 assistidos. Oferece acolhimento, saúde e educação especial para pessoas com deficiências múltiplas em vulnerabilidade social, situação de risco e abandono familiar, além de asilados hospitalares no Paraná.
Pro Renal – Brasil – Fundação de Amparo à Pesquisa em Enfermidades Renais e Metabólicas

 

Curitiba/PR Primeira Fundação de amparo a doenças renais e metabólicas. Atua em pesquisa, educação e cuidado multiprofissional integrado, inclusive, em campanhas de conscientização e prevenção da doença renal.
União dos Escoteiros do Brasil Curitiba/PR Atende jovens de 6 a 21 anos com expressiva colaboração de voluntários, atuando por meio de seu projeto educativo. Conta com mais de 90 mil associados no Brasil distribuídos em mais de 600 municípios.

Além de já pertencer ao ranking das 100 Melhores ONGs de 2023, as organizações sulistas irão concorrer, também, nas categorias especiais do prêmio, que serão conhecidas durante a cerimônia oficial, no dia 7 de dezembro, em São Paulo.

Na ocasião, serão escolhidas as melhores ONGs por estado, pela causa, as dez melhores organizações de pequeno porte, a melhor entre elas e a Melhor ONG do ano. “É um evento consolidado, mas a cada ano gostamos de trazer surpresas. Este ano, os participantes vão contar com uma grande novidade na cerimônia ao vivo”, antecipa Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar.

Sobre o Prêmio – Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação.