Região de Guarapuava tem novos inspetores do Crea-PR eleitos
Dezoito profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências assumem em janeiro de 2024
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) finalizou o processo eleitoral iniciado em junho passado e que definiu os inspetores que atuarão no período de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026. Na Regional Guarapuava, que compreende os municípios do Centro Sul do Paraná, foram eleitos 18 inspetores (veja o box). Somando as oito Regionais do Crea-PR, 191 inspetores exercerão mandato nos próximos três anos.
O gerente da Regional Guarapuava do Crea-PR, Engenheiro Eletricista Thyago Giroldo Nalim, observa que, com a eleição, busca-se garantir a representatividade de profissionais qualificados nas Engenharias, na Agronomia e nas Geociências, fortalecendo a atuação do Conselho e promovendo a excelência na fiscalização e no desenvolvimento da profissão.
“A atuação dos inspetores permite ao Crea-PR capilarizar suas ações em todos os locais do Estado, levando informação e orientação através dos nossos inspetores. Eles também contribuem muito participando de conselhos municipais, levando a atuação das Engenharias para os municípios, auxiliando nas gestões públicas.
A inspetoria permite uma representação profissional de forma local, por modalidade, para aproximar a categoria do nosso Sistema. Eles levam informações com relação ao nosso código de ética profissional, às legislações e atuam na valorização profissional. Além disso, também é um importante órgão auxiliar nas ações fiscalizatórias”, detalhou Thyago, acrescentando que a função de inspetor é voluntária e está prevista em lei.
Francieli Parteka Camargo, 27 anos, engenheira mecânica de Guarapuava, está entre os inspetores eleitos. Esta será sua primeira experiência como inspetora do Crea-PR.
“Tenho como objetivos garantir o cumprimento das regulamentações e normas, promover a qualidade e a ética nas práticas profissionais, sempre mantendo a integridade durante o exercício dessa função. Os principais desafios incluem garantir que os profissionais estejam atualizados com as rápidas mudanças na tecnologia e nas regulamentações, manter a imparcialidade e a ética na condução das inspeções e investigações, garantir que todas as partes sejam tratadas de maneira justa, promover a conscientização e a colaboração com os profissionais para garantir o cumprimento das regulamentações e o aprimoramento das práticas na área”, ponderou Francieli.
Clewerson Cesar Masnik, 45 anos, é engenheiro civil de União da Vitória e foi reeleito como inspetor da Inspetoria de União da Vitória. Para seu próximo mandato, atuará com seus aprendizados desta gestão.
“A experiência profissional somada ao bom relacionamento com os colegas de profissão e os funcionários do Crea-PR representa um fortalecimento na valorização profissional e na defesa da sociedade. No atual momento, temos como provocações as novas concessões. A infraestrutura do Paraná terá um salto gigantesco, tornando importante o apoio e o destaque da relevância do profissional de Engenharia”, apontou Clewerson.
Inspetores eleitos no Centro Sul
Inspetoria de Guarapuava
Kamille Miranda Kuntz, engenheira florestal;
Flavio Gabriel Grenteski, engenheiro de Segurança do Trabalho;
Sandoval Schmitt, engenheiro civil;
Vanderlei Antônio Martinelli, engenheiro eletricista;
Francieli Partkeka Camargo, engenheira mecânica.
Inspetoria de Irati
Roberto Chueire Vieira, engenheiro agrônomo;
Marshall Watson Herbert, engenheiro de Segurança Do Trabalho;
Caroline Kozak, engenheira ambiental;
Marcos Henrique Wolff, geólogo.
Inspetoria de Laranjeiras do Sul
Josieno Mendes Pereira, engenheiro agrônomo;
Everson Mesquita, engenheiro civil;
Douglas Tiago Dario, engenheiro eletricista;
Ivan Leguizamon, engenheiro mecânico.
Inspetoria de União da Vitória
Fioravante Iran Wolf, Engenheiro Agrônomo;
Andressa Haiduk, engenheira de Segurança do Trabalho;
Clewerson Cesar Masnik, engenheiro civil;
Carlos Friedrich Jakobi, engenheiro eletricista;
Thiago Castro Bezerra, engenheiro mecânico.
Profissionais serão premiados pelo Crea-PR
O Crea-PR também divulgou os escolhidos para o Prêmio Destaque Profissional 2023. Três profissionais do Centro Sul do Paraná estão entre os 24 que receberão a premiação, durante o 49º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC), em Foz do Iguaçu, nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Confira os premiados da região.
Educador Destaque: Larissa Jagnez – Engenheira civil, especialista em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico. É professora e coordenadora do curso de Engenharia Civil na UGV Centro Universitário, em União da Vitória.
Para Larissa, a conquista do Prêmio é vista como gratificante. “Ser docente é bastante desafiador e, ao mesmo tempo, é muito recompensador acompanhar a evolução dos alunos e o crescimento ao longo do curso”, apontou.
Carreira Destaque: Daniel Macedo Neto – Engenheiro ambiental, Doutor em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (UFPR), sócio e diretor de projetos da Ambiotech Consultoria, empresa que atua no segmento de licenciamento ambiental de empreendimentos de infraestrutura.
Por não se considerar um profissional muito conhecido na capital do Estado, onde morou por 12 anos, tão pouco em sua cidade natal Guarapuava, onde reside há 7 anos, Daniel considera o prêmio uma surpresa gratificante. “Significa um marco relevante em minha trajetória de trabalho, além de um reconhecimento honroso de colegas profissionais locais que compõem o sistema CONFEA/CREA”, ponderou.
Profissional Destaque: Sérgio Dacoreggio – Engenheiro civil, engenheiro de segurança e corretor, Sérgio atua profissionalmente em Guarapuava, com a elaboração de projetos residenciais, comerciais e industriais, possui um escritório especializado em projetos e atua na assessoria imobiliária.
Revelando-se muito feliz com a indicação, Sérgio aponta a conquista também como uma surpresa agradável. “Atuando na mesma área que eu, existem muitos colegas que admiro e considero excelentes profissionais. Assim, com a premiação, sinto que estou equalizado com eles e isso me traz muita honra e felicidade”, admitiu.