Programa oferece bolsas para manter vagas de jovens aprendizes

Cartão Futuro dá formação técnica e prática para pessoas entre 14 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade social

Em Guarapuava, a Agência do Trabalhador está visitando empresas que tenham interesse em aderir ao Cartão Futuro, programa do Governo do Estado que oferece formação técnica e prática para jovens aprendizes, com idade entre 14 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade social, além de auxílio financeiro. O objetivo é preparar a juventude para o mercado de trabalho.

“Com esse programa, os jovens já são moldados na profissão que escolheram. E isso terá muita importância social, porque nossa maior dificuldade é justamente com o primeiro emprego porque algumas empresas querem que a pessoa já esteja pronta, que assine a carteira hoje e amanhã trabalhe com exatidão”, destacou Cezar.

Bolsas – Para participantes em situação de vulnerabilidade ou desemprego involuntário, o auxílio será de R$ 300,00, em até 24 meses. Já para jovens com deficiência, egressos de unidades prisionais, do Sistema de Atendimento Socioeducativo, ou que estejam cumprindo medidas socioeducativas, a bolsa é de R$ 450,00, em um período de até 24 meses.

Os jovens devem estar matriculados, frequentando regularmente ou já ter concluído os estudos, em um estabelecimento de Ensino Fundamental, Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, precisam ter renda familiar mensal per capita de meio salário mínimo, levando em consideração auxílios econômicos de programas semelhantes.

É necessário também efetivar cadastro nas Unidades do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda (Sine Paraná), além de ser membro de família cadastrada no Cadastro Único (CADÚnico), comprovando apresentação da folha resumo do CADÚnico inferior a 24 meses.

Agência – Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3630-2200. O endereço da Agência do Trabalhador é:  Rua Guaíra, 3096 – Centro, Guarapuava.