Procon de Guarapuava lança atendimento semipresencial; primeiro do Paraná

Serviço permite que o consumidor realize o primeiro contato com a empresa diretamente das dependências do órgão

De acordo com dados obtidos pelo Procon, em todo o Brasil, as queixas contra telefonias, aliadas aos serviços financeiros, somam mais da metade das reclamações apresentadas pelos consumidores.

Por causa disso, o Procon de Guarapuava firmou uma parceria com a operadora Claro. Agora, o órgão de defesa do consumidor possui em suas dependências, um totem de atendimento da empresa de telefonia e internet, onde a população pode contatar diretamente um atendente da ouvidoria da Claro para relatar seus problemas e sanar dúvidas.

A partir do totem, o consumidor poderá, por meio de uma videochamada, registrar reclamações e queixas relacionadas aos serviços da operadora diretamente com um atendente, sendo que a resposta ocorre em tempo real.

O Totem propiciará ainda, que o próprio consumidor busque a solução de seu problema, sem esperas para atendimento telefônico e presencial, tudo com o auxílio e a supervisão de um funcionário do Procon.

De acordo com a superintendente do Procon, Luana Esteche, Guarapuava é a primeira cidade do Paraná a ofertar o serviço que permite que o consumidor realize o primeiro contato com a empresa diretamente das dependências do órgão.

“Devido ao grande número de reclamações sobre operadoras de telefonia, assunto este que persiste mês a mês em Guarapuava, optamos por buscar uma maneira de atender o consumidor com mais eficiência e respeito. A intenção é solucionar o problema das pessoas na hora, de forma autônoma e rápida.

O reclamante pode conversar diretamente com um atendente da empresa de telefonia/internet e explicar sua demanda, bem como, ouvir as propostas e soluções por parte da empresa. Haverá sempre o acompanhamento de um servidor do Procon que mediará toda a negociação”, detalhou Luana.

Luana pontua também, que o totem ainda trará maior agilidade ao atendimento do Procon, que registrará a reclamação apenas na hipótese de o consumidor não conseguir solucionar a demanda a partir da videochamada.

De acordo com a empresa Claro, o índice de solução por meio deste serviço chega a mais de 85%, o que demonstra o empenho da empresa em resolver as demandas dos seus clientes.