Procon de Guarapuava aponta irregularidades em agências bancárias

Depois de denúncias, fiscalização apontou a ausência de funcionários e o excesso no tempo de espera em unidades do município

Após uma onda de denúncias apontando a ausência de funcionários e o excesso no tempo de espera em unidades bancárias do município, o Procon de Guarapuava realizou uma operação com o intuito de fiscalizar quatro agências da cidade. 

Durante a fiscalização, que foi realizada entre os dias 6 e 8 de junho, foram registrados seis autos de constatação, que além de comprovarem as irregularidades das agências também servem de métrica para aplicação de multa.

De acordo com a diretora do Procon, Luana Esteche, as filas chegaram a bater 1h40 de espera. “É lamentável tamanho desrespeito aos Consumidores por parte de algumas agências bancárias da cidade, havendo um tremendo descaso dos fornecedores que insistem em descumprir a lei.”, explicou Luana.

Ainda segundo a coordenadora, é importante ressaltar, que o órgão de defesa do consumidor já havia notificado as agências bancárias da cidade para que se adequassem ao decreto municipal, que prevê como limite máximo de espera 20 minutos em dias normais e 30 minutos em dias específicos, como: dias subsequentes a feriados prolongados, dia de pagamento a funcionários públicos, dia do vencimento de faturas de serviços públicos e nos dias de recebimento de tributos públicos.

Ainda, segundo o Procon, é necessária a manutenção dos caixas eletrônicos de algumas agências, possibilitando o aumento do atendimento, bem como realização de triagem nas filas de espera. Caso não haja o cumprimento da medida, que será imposta no dia de hoje, poderá ser aplicada multa por desobediência, com base no Código de Defesa do Consumidor, multa essa que pode chegar a mais de R$1 milhão.