Prefeitura inicia cadastros para castração gratuita de animais em Guarapuava
Procedimentos, que iniciam na próxima terça-feira, serão agendados diretamente com clínicas credenciadas para evitar filas
A partir da próxima terça-feira (1º), a Prefeitura de Guarapuava dá início aos cadastros para o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos – CastraPet, uma demanda antiga da população que finalmente será atendida com um novo formato mais organizado e acessível. A ação é conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG) e pelo Departamento de Proteção Animal.
Segundo a prefeitura, nesta edição, estão previstas 3.000 castrações gratuitas ainda para o ano de 2025. A principal novidade do programa é a forma de atendimento: agora, os tutores não precisarão mais enfrentar longas filas em mutirões. O novo modelo prevê que, após o cadastro junto à Secretaria, os responsáveis serão chamados por ordem de inscrição e farão o agendamento diretamente com uma das clínicas veterinárias credenciadas, levando seus pets no horário marcado.
“O CastraPet é um programa essencial para a saúde pública e para o bem-estar animal. Estamos retomando com melhorias, ouvindo a comunidade e oferecendo mais conforto e dignidade tanto para os tutores quanto para os animais”, destacou o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala.
O secretário de Meio Ambiente, Coronel Heraldo Correia de Lima, enfatizou a importância da iniciativa para o controle populacional de cães e gatos na cidade: “É uma questão de saúde pública e de respeito à causa animal. Estamos organizando tudo para que o atendimento seja eficiente e seguro, com o envolvimento de clínicas locais que serão credenciadas por meio de chamamento público”.
Quem pode participar
Tutores de baixa renda, que comprovem inscrição no CadÚnico
ONGs de proteção animal com documentação regularizada.
Como funciona o cadastro
Os interessados devem comparecer à sede da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG) com os seguintes documentos:
RG e CPF;
Comprovante de residência;
Comprovante de inscrição no CadÚnico (folha resumo);
No caso de ONGs, documentos constitutivos e comprovação de representação legal.
Após o cadastro, os responsáveis serão chamados para agendamento conforme a ordem de inscrição, e os procedimentos serão realizados diretamente pelas clínicas credenciadas, garantindo maior controle e qualidade.
Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone/WhatsApp do Departamento de Proteção Animal: (42) 3142-1819.