Prefeitura de Guarapuava dá início as obras da nova Unidade Básica de Saúde

Espaço funcionará no edifício, que pertence ao município, onde antes abrigava a Fundação Proteger e vai atender mais de cinco mil pessoas

A Prefeitura de Guarapuava iniciou, neste mês, as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro. O termo de convênio e ordem de serviço que autorizou o início imediato das obras foi assinado pelo prefeito Celso Góes, e demais autoridades integrantes da ação, no final do mês de março.

“A construção deste espaço está sendo realizada graças à união de forças entre a Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e de Planejamento e Urbanismo, juntamente com esta grande instituição de ensino superior de nossa cidade, que é o Centro Universitário Campo Real. Já promovemos outros trabalhos juntos, sempre com o mesmo objetivo, de fortalecer nosso compromisso de melhorar a vida de todos da nossa comunidade”, argumentou o prefeito Celso Góes.

A construção do novo espaço é uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava, via Secretarias de Saúde e de Planejamento e Urbanismo, juntamente com o Centro Universitário Campo Real, que executará o projeto por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).

“Está unidade é de suma importância para o Município e um marco para saúde de Guarapuava, pois não temos uma unidade que atenda a população da região central. Isso é uma forma da nossa gestão poder atender toda a população”, sublinhou a secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni.

Atualmente, as equipes trabalham na fundação da ampliação estrutural do prédio. Além disso, algumas readequações estruturais, como demolição de divisórias e retirada do antigo revestimento de pisos, foram concluídas.

Entre as próximas etapas da obra para este mês, estão: construção da ampliação da edificação existente e execução do novo piso interno da unidade.

Sobre a Unidade

A nova Unidade Básica de Saúde do centro, funcionará no edifício que pertence ao Município, onde antes abrigava a Fundação Proteger.

Com o objetivo de atender prioritariamente a área central e desafogar territórios como Concórdia, Santa Cruz, Vila Carli, Santana e Bonsucesso, a nova Unidade irá atender uma região de mais de cinco mil pessoas.

O local terá uma área de cerca de 640 metros quadrados e um espaço que contará com três consultórios médicos, um consultório odontológico e um consultório multiprofissional. Além disso, o prédio terá ainda, uma sala de vacina, uma sala de procedimentos, e outra de dispensação de medicamentos. Será construído no local também, uma área específica para ambulâncias e um estacionamento.

As obras que iniciaram no mês de abril tem previsão para conclusão em agosto de 2024, dependendo das condições climáticas.