Prefeitura alerta para Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Esta data foi escolhida como forma de despertar a importância da prevenção e levar informações sobre a doença

Nesta quinta-feira, 1° de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Esta data foi escolhida como forma de despertar a importância da prevenção e levar informações sobre a doença. O SAE (Serviço de Atendimento Especializado), realizou durante o mês de novembro diversas ações para conscientizar sobre a infecção e fazer testes rápidos. 

Conforme a equipe do Serviço de Atendimento Especializado, em Guarapuava o foco da conscientização são os jovens de 15 a 24 anos.

“Nossos dados apontam que a transmissão do HIV está mais predominante no público adulto de 20 a 34 anos, mas com crescimento acelerado do público jovem, de 15 a 24 anos. Essa escolha foi feita considerando os dados epidemiológicos do município e o elevado índice de jovens que declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais”, esclarece a equipe do SAE, em nota.

Neste ano, de acordo com o SAE, até o início do mês de novembro, o município obteve 65 novos diagnósticos para HIV. Mas todos já estão em tratamento. Além disso, são realizados em média 2.800 testes rápidos por mês. Esse ano também, além do diagnóstico, o SAE fez uma busca ativa de todos os pacientes que haviam abandonado o tratamento por alguma dificuldade ocasionada pela pandemia de COVID.

 

 

Prevenção Combinada

A prevenção combinada, de acordo com o Serviço de Atendimento Especializado, relaciona ações de prevenção ao HIV, apresentando a importância de se precaver das demais IST e hepatites virais. Esse tipo de prevenção traz ações combinadas levando em consideração as características individuais de cada pessoa.

“Ou seja, a ideia é oferecer um cardápio de opções para que a pessoa decida qual é o melhor ou possível método de prevenção para aquele momento da vida. Afinal, como a vida muda, as formas de prevenção devem acompanhar a pessoa em todos esses momentos”, reitera o SAE em nota.

Entre os métodos que podem ser combinados, estão:

  • Testagem regular para o HIV, que pode ser realizada gratuitamente no SAE ou em um Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima,
  • Profilaxia pré-exposição (PrEP);
  • Profilaxia pós-exposição (PEP);
  • Tratamento para todas as pessoas que já vivem com HIV;
  • Preservativo e gel lubrificante;
  • Prevenção da transmissão vertical (quando a gestante é soropositiva e pode haver a transmissão do vírus para o bebê);
  • Tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais;
  • A imunização para a hepatite B;
  • A redução de danos para usuários de álcool e outras drogas;

Serviço

O SAE realiza testagem rápida o ano todo, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Endereço:  Rua Presidente Getúlio Vargas, n° 1981 – Centro.