Pela terceira vez, implantação do novo pedágio do Paraná é adiada

O programa de concessão, lançado em fevereiro de 2021, previa assinatura dos contratos em novembro do mesmo ano

Pela terceira vez, a implantação do novo pedágio do Paraná foi adiada. Prazo, agora, é para 2023. Segundo o novo cronograma de concessão das “Rodovias Integradas do Paraná”, da A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os primeiros contratos só serão assinados no primeiro trimestre do próximo ano. Vale lembrar que o cronograma vem sendo adiado desde o lançamento do programa, em fevereiro de 2021.

Prevista para novembro do ano passado, depois de encerrados os contratos antigos de concessão, a assinatura foi adiada pela ANTT após audiência pública e da concordância da Agência em acatar diversas sugestões, alterando o projeto inicial. A previsão, então, era que os contratos fossem assinados no segundo trimestre desse ano.

Meses depois, com a decisão de alterar o modelo de concessão do leilão em formato híbrido para um leilão por menor tarifa, com o pagamento de uma caução progressiva como garantia, houve a necessidade de refazer o plano de concessão antes de enviar para a análise do Tribunal de Contas da União (TCU), o que só ocorreu em novembro do ano passado. Diante disso, a previsão de assinatura dos contratos foi prorrogada para o quarto trimestre de 2022.

A concessão da “Rodovias Integradas do Paraná” é dividida em seis lotes. As assinaturas de contratos de todos eles estavam previstas para acontecerem na mesma data. Entretanto, nesta última atualização, a ANTT dividiu o plano em seis projetos.

A previsão é que contratos dos lotes 1 e 2 sejam assinados no primeiro trimestre de 2023. Enquanto os demais quatro lotes, que estão com documentação em análise, sejam assinados no segundo trimestre do ano que vem.