Pedra Fundamental da Casa da Mulher Brasileira é lançada

Evento contou com a exibição do documentário que conta a trajetória da Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres 

Nessa quarta-feira (08), a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), lançou a Pedra Fundamental que marca o início da construção da Casa da Mulher Brasileira de Guarapuava. 

“Esta ação que está acontecendo no dia de hoje, marca o início de mais um sonho que será realizado. Um sonho que foi iniciado na gestão do ex-prefeito César, junto à ex-vice-prefeita Eva Schran, e que hoje evoluiu e muito ao longo destes 10 anos de história. Quero dizer que iremos continuar apoiando a causa das mulheres e lutando por políticas públicas cada vez mais eficazes no combate à violência”, destacou o prefeito Celso Góes.

“Hoje é um dia histórico para nós. São dez anos de muita dedicação, luta e uma conquista coletiva. Isso não é mérito da Secretaria apenas, pois toda essa política pública é intensa porque nós temos mulheres muito fortes aqui no nosso município. É por isso que a gente avança cada dia mais. Agradeço mesmo o trabalho de cada uma durante esse período.

Hoje nós celebramos a Casa da Mulher Brasileira que é a primeira do interior do Paraná, porque a cada dia 8 de março, o nosso desafio é avançar em políticas públicas. Hoje pode ser um dia de festa, mas é também, um dia de luta das mulheres. Por isso, a secretaria tem essa missão de, a cada ano, avançar um pouquinho mais, dar um passo firme”, sublinhou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran.

“No dia de hoje, eu me pego me lembrando de quando iniciamos com a Romaria da Mulher do Bairro Primavera. Ali, iniciava um sonho que hoje vemos se concretizando cada dia mais. O cenário da época era desesperador. O índice de violência e mulheres que estavam morrendo em consequência da violência doméstica era muito alto. E hoje, ver quantas vidas estão sendo salvas nos enche de alegria e esperança.

Ver mulheres empoderadas, líderes e protagonistas de suas histórias de vidas, é muito gratificante. Obrigado à equipe que iniciou junto a mim, lá atrás. Obrigado à minha filha, Priscila, por continuar este trabalho tão lindo e importante para nosso município”, expressou a ex-vice-prefeita de Guarapuava e primeira secretária da Mulher no município, Eva Schran.

“Não tem como não se emocionar neste dia. Estamos aqui hoje para celebrar, porque além da nossa luta diária que é árdua, sabemos que este é um caminho difícil, porque a gente se depara, ainda, infelizmente, com muitas injustiças. Mas ao mesmo tempo, ficamos esperançosos porque Guarapuava avança no sentido de criar e apoiar políticas públicas no combate à violência.

E eu gosto muito de uma frase que hoje eu defini para a minha equipe, e que faz parte da minha força na Procuradoria da Mulher: ‘Eu sou porque nós somos’. E eu estou aqui hoje porque todas nós estamos. Agradeço ao ex-prefeito César e à ex-secretária Eva por iniciarem o caminho lá atrás. E saibam que vocês salvaram muitas vidas ao longo destes 10 anos”, expressou a vereadora e procuradora da mulher da câmara de vereadores de Guarapuava, Bruna Spitzner.

Por fim, presente também prestigiando o evento, o presidente da câmara de vereadores de Guarapuava, Pedro Moraes, enalteceu o trabalho e o evento promovido e parabenizou a todas as mulheres pelo seu dia. “Estou muito feliz em estar presente neste dia tão importante para a história de Guarapuava. Quero parabenizar a todas as mulheres.  Saibam que vocês têm o total apoio meu e de todo o poder legislativo”, finalizou Pedro.

Além do lançamento da pedra fundamental, o evento contou com a apresentação e a exibição do documentário que conta a trajetória da Secretaria ao longo dos 10 anos de fundação.

Estiveram presentes no evento pela manhã, secretários, secretárias e servidores municipais, representantes de entidades e movimentos sociais do município, além de membros da sociedade civil.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira (CMB) é um centro de atendimento humanizado e especializado no suporte à mulher em situação de violência doméstica, reunindo em um mesmo espaço, apoio jurídico, social e psicológico. Para Guarapuava, a estrutura da casa foi adaptada ao número de habitantes. Por isso, o local será erguido na Tipologia III, que atende às necessidades.

Para este estilo e padrão de construção, além do atendimento jurídico, social e psicológico, é necessário um serviço de segurança pública presente que pode ser da Delegacia da Mulher ou da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, a critério do Governo do Estado. O principal objetivo da CMB é integrar os serviços da Rede de Enfrentamento à violência contra as Mulheres em um só local, evitando, portanto, a revitimização e garantindo um atendimento integral.