Paulo Dirceu participa do I Fórum das Cidades Inteligentes

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo explanou sobre o portal Geoguarapuava

O secretário de Planejamento e Urbanismo de Guarapuava, Paulo Dirceu Rosa de Souza, ministrou uma palestra sobre mobilidade urbana e inovação no município no I Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes que ocorreu no Centro de Eventos Cidade dos Lagos.

O Fórum trouxe discussões sobre tecnologia e inovação nos serviços públicos, com ações que visam a melhoria para a população do município. O secretário, Paulo Dirceu, explanou aos mais de 100 participantes do Fórum sobre o portal Geoguarapuava, que apresenta respostas e informações para diversas questões e necessidades dos cidadãos e profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, dentre outros setores. Implantado há pouco mais de dois anos, o portal já tem mais de 130 mil acessos, o que equivale a mais de 200 visitas por dia útil.

Durante a palestra, o secretário mostrou todos os benefícios que o Projeto Geoguarapuava, desenvolvido pelo Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG), pode trazer para os cidadãos do município.

“Foi desenvolvido dentro do CEPLUHG pelos profissionais que trabalham conosco na prefeitura de Guarapuava. São páginas onde nós temos, por exemplo, um localizador de ruas. Neste localizador, temos definido um mapa onde há os loteamentos, numeração predial da nossa base cartográfica. Além disso, temos mapas temáticos que podem ser utilizados para que as demais secretarias e cidadãos façam downloads e pesquisem informações”, ressaltou o secretário.

Paulo relembrou ainda, que durante a pandemia de Covid-19, o Geoguarapuava foi um grande aliado para a Secretaria de Saúde de Guarapuava.

“Por exemplo, nós temos um mapa temático da saúde. Durante a pandemia nós tínhamos a localização exata dos locais onde estavam os casos, onde as pessoas estavam com Covid-19. Nós sabíamos os bairros, as ruas, a localização das pessoas que faleceram por causa da Covid-19. E hoje, esse mesmo mapa temático está sendo utilizado pela Secretaria de Saúde como o mapa da dengue. Ainda auxiliando a população e a Secretaria”, salientou.

Além dos mapas temáticos, dentro do Geoguarapuava existe toda a base cadastral da cidade mapeada. Dentro de uma das páginas há a Folha de Rosto do Cadastro, onde fica localizada toda a informação de um imóvel na cidade.

“Aqui nós sabemos o tamanho do imóvel e o que é possível construir. Temos ainda, informações precisas sobre os locais onde se é possível empreender. Porque dentro dos nossos códigos de postura, e de obras, há determinados locais onde você pode ou não fazer um empreendimento.

Por exemplo, uma casa de shows, não pode ser construída em qualquer lugar. Então, o cidadão tem a oportunidade de entrar no Geoguarapuava e saber quando ele está adquirindo um imóvel, por exemplo, se ele pode fazer aquele empreendimento que sonha naquele local”, sublinhou Paulo.

Dentro do portal, há ainda o Controle de Obras Públicas onde as informações sobre as construções do município podem ser verificadas.

“Nessa parte, o cidadão vai ter a descrição da obra, sua extensão, qual é a secretaria gestora, quem é o gestor do contrato, o gestor do convênio, o responsável, o valor da obra, o valor do repasse, o valor da contrapartida e como a obra ficará.

Neste campo, podem ser conferidas fotos da execução da obra, suas medições, bem como seu cronograma. Enfim, todas as informações podem ser adquiridas só clicando em cima de cada obra que nós estamos executando”, finaliza o secretário.

Por este e outros projetos, Guarapuava recebeu o título de Gestão Inovadora, promovido pelos organizadores do encontro. Mais de 100 pessoas estiveram presentes no Fórum, entre prefeitos, gestores, servidores municipais e vereadores de diversos municípios da região.