Patrulha Maria da Penha recebe nova viatura

Veículo será o suporte à Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher em Guarapuava

Nessa quinta-feira (20), foi realizada a cerimônia de entrega de uma viatura à Patrulha Maria da Penha do 16º Batalhão de Polícia Militar (16º BPM) de Guarapuava.

Durante a visita da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ao Paço Municipal, em maio desse ano, a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, e a vereadora e procuradora da mulher de Guarapuava, Bruna Spitzner reivindicaram uma nova viatura para ser utilizada na Patrulha Maria da Penha, responsável por monitorar mulheres com medidas protetivas.

Em funcionamento desde 29 de agosto de 2018, o veículo é o suporte à Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do município, sendo parte integrante da Rede de Enfrentamento e prestando apoio ao Centro de Referência no Atendimento à Mulher (CRAM).

Para a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava, Priscila Schran, a ação é, principalmente, para dar condições dignas de trabalho para a Polícia Militar continuar monitorando as medidas protetivas, a retirada de pertences e atuando na proteção das mulheres do município.

“A Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar vem desenvolvendo um trabalho exemplar desde que foi criada e já era uma demanda bem antiga a melhoria da viatura. Tinha alguns problemas que inviabilizavam, por vezes, o trabalho e o Comando sempre deu um jeito de encontrar alguma viatura que pudesse garantir a não interrupção desse trabalho”, destacou Priscila.

Somente no primeiro semestre de 2023, a Patrulha Maria da Penha realizou cerca 645 atendimentos. A entrega do veículo surge como alternativa de melhorar esse trabalho que já é realizado, como acrescentou o prefeito em exercício, Samuel Ribas.

“Nós sabemos o trabalho que a Secretaria da Mulher, através do CRAM, realiza. Sabemos o trabalho que a Patrulha realiza e o quão importante ele é. Será de grande ajuda para todas as mulheres de Guarapuava. É mais uma ferramenta no combate à violência contra mulher”, comentou Samuel Ribas.

Segundo a vereadora e procuradora da mulher de Guarapuava, Bruna Spitzner, a entrega da viatura é uma conquista muito grande para a cidade, fruto da parceria entre Município e Estado. No interior do Paraná, apenas Guarapuava recebeu a nova viatura.

“É lindo ver que o Estado está olhando para nós, do interior, dessa maneira. A gente está valorizando o trabalho daqueles que estão lá na ponta, no atendimento direto às mulheres vítimas. Então, que um dia a gente consiga utilizar essa viatura para outros meios e não só para combater a violência. Que a gente chegue no patamar de uma vida sem violência”, ressaltou a procuradora.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, enfatizou a importância da união entre municípios e Estado, ao atender demandas que são políticas públicas a favor da população.

“Atender essa demanda aqui em Guarapuava, mostra que cada vez mais a gente tem procurado aproximar o Estado dos municípios. Porque quem sabe o que uma cidade precisa e como investir nela são os que pertencem a ela.

Quando o governador do Estado, Ratinho Junior, cria a Secretaria da Mulher no Paraná, ele quer poder ajudar a mudar a vida das mulheres paranaenses.

E quando a gente consegue ter essa interlocução com o município trazido pela administração municipal, da necessidade de ter uma viatura nova aqui para fazer a proteção dessas mulheres, que infelizmente hoje sofrem com a violência, é uma oportunidade que a gente tem de transformar essas vidas.

Então, eu tenho certeza que é um começo que muitas outras políticas públicas nós vamos poder estar compartilhando com o município através do governo do Estado e o nosso objetivo é servir”, disse a secretária.

Para a Soldado Luana Dias Chagas, que atua na Patrulha, a nova viatura é uma realização para que o trabalho continue cada vez melhor.

“Nós estávamos necessitando de um veículo novo. Tínhamos um veículo desde que a patrulha foi fundada, que já estava com vários problemas que atrapalhavam nosso trabalho. Então, agora, a gente já não tem mais nenhum empecilho, vamos continuar o trabalho que a gente já vem realizando desde 2018, atendendo as mulheres, fiscalizando as medidas protetivas”.