Maio Amarelo em Guarapuava inicia com palestras educativas

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha iniciou nesta manhã na Escola Municipal Hugo Rios

Com o intuito de reforçar ações de conscientização em segurança para condutores, ciclistas e pedestres, por meio de instruções e educação para o trânsito, iniciou nesta segunda-feira (15), as ações da Campanha Maio Amarelo nas escolas de Guarapuava. 

“O principal objetivo em iniciar essas orientações com as crianças, é para que elas cresçam com esse pensamento consciente e diferenciado sobre o respeito no trânsito. Com isso, esperamos que quando elas chegarem à fase adulta e tirarem sua Carteira de Habilitação (CNH), ou até mesmo como pedestres, elas possuam atitudes de empatia e educação neste ambiente”, enfatizou o secretário de Trânsito e Transportes de Guarapuava, Adalberto Campos.

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a Campanha completa 10 anos este ano, reforçando a necessidade da conscientização e a convicção de que a maioria dos acidentes podem ser evitados.

Durante a palestra foram abordados de maneira lúdica temas como: O que é o trânsito; O significado das placas de trânsito; Respeito aos limites de velocidade; O que é proibido fazer no trânsito (tanto para motoristas, quanto pedestres), entre outros assuntos.

Integrante das ações da Campanha, a vereadora Bruna Spitzner, reforça sobre a importância em abordar este tema com as crianças.

“Para mim é uma honra fazer parte desta campanha, principalmente em ações que envolvam as crianças. Eu sou totalmente a favor da educação de base, é assim que conseguimos mudar o mundo, por meio das ações realizadas com elas (crianças)”, salientou a vereadora.

Além da palestra com orientações sobre trânsito, as crianças receberam uma cartilha educativa sobre o tema e um “bloquinho de multas”, o qual tem como objetivo, levar os ensinamentos recebidos para os pais, aplicando pequenas multas, caso o pai, mãe ou responsáveis cometam alguma infração no trânsito.

“Eu gostei muito da palestra. A minha mãe tem moto e agora posso ajudar ela também a não fazer coisas erradas no trânsito”, contextualiza a aluna da Escola Municipal Gabriel Hugo Rios, Isabela Silva, de 8 anos.

Além das palestras que serão realizadas nas escolas municipais,  privadas e nas empresas do município, outras ações de orientação serão promovidas durante a Campanha.