Inscrições para a 3ª Conferência da Mulher encerram nesta terça-feira
Iniciativa visa ampliar o diálogo entre diferentes setores, garantindo transparência, representatividade e eficácia nas ações governamentais
As inscrições para a 3ª Conferência Municipal do Direito das Mulheres, que ocorre no dia 13 de junho, se encerram nesta terça-feira (10). O evento é promovido pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e tem como objetivo promover a participação popular e institucional na formulação, avaliação e acompanhamento das políticas públicas voltadas para as mulheres.
Os interessados em participar podem se inscrever até esta terça-feira (10). A inscrição é realizada exclusivamente por meio do formulário online: AQUI. Além disso, é importante identificar a instituição governamental ou não que é representada pelo participante. A conferência oferece atendimento diferenciado para aqueles que têm necessidades especiais e também disponibiliza apoio para cuidado infantil para as mães que levarem seus filhos. Entretanto, para ter acesso a esses atendimentos é obrigatório especificar no formulário de inscrição.
“A Conferência da Mulher em Guarapuava é fundamental para fortalecer a voz das mulheres locais, promover a igualdade de gênero e orientar políticas públicas que atendam às suas necessidades específicas. A participação ativa da sociedade é fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. A Conferência é um espaço democrático de escuta e construção coletiva, e os melhores resultados só são alcançados quando a população contribui com suas experiências, demandas e propostas”.
A iniciativa faz parte do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres de Guarapuava e busca fortalecer a democracia participativa ao incentivar a colaboração da sociedade civil, das organizações não governamentais e das instituições públicas no processo de construção, análise e monitoramento de políticas voltadas às mulheres. Alinhando-se às diretrizes da Portaria GM/MMULHERES nº 66, de 25 de abril de 2025.
Os assuntos que serão tratados na 3ª Conferência da Mulher serão divididos em oito eixos, sendo eles:
- Eixo 1 – Financiamento Público: alicerce de governança da política da mulher, visando assegurar a plena efetivação dos direitos das mulheres
- Eixo 2- Política Integral de Cuidados: visa garantir mecanismos para atendimento integral às necessidades das mulheres com ênfase nas áreas de saúde, educação e assistência social.
- Eixo 3- Democracia, Participação e Governança das Mulheres: foco na ampliação da participação feminina em processos decisórios e na garantia de direitos políticos.
- Eixo 4- Trabalho, Equidade Salarial e Autonomia Econômica: ênfase na eliminação das disparidades salariais e no fortalecimento da autonomia financeira das mulheres.
- Eixo 5- Territórios Livres de Violência e Qualificação das Redes de Atenção à Mulher: tem por objetivo construir espaços livres de violência e aprimorar as políticas de proteção e acolhimento.
- Eixo 6- Direito ao Território e Sustentabilidade: foco na promoção de igualdade no acesso e uso dos territórios incluindo preservação ambiental
- Eixo 7- Educação Não Sexista e Cultura para a Igualdade: promover educação inclusiva, livre de estereótipos de gênero.
- Eixo 8- Saúde Integral e Bem-Estar da Mulher: assegurar o acesso integral das mulheres a cuidados de saúde, com ênfase na saúde mental e no bem-estar geral.
Serviço:
3ª Conferência da Mulher
Hora: 8h as 11h30, e das 13h30 às 18h
Data: 13 de junho de 2025
Local: Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real