Ingressos para o ‘Memórias de Violeiros’ podem ser retirados na Casa da Cultura

Espetáculo, que será nesta quarta-feira, conta com 18 músicos e ao longo de 1h40, retrata o caboclo do sertão brasileiro

Nesta quarta-feira (15), o Teatro Municipal Marina Karam Primak vai ser palco do espetáculo “Memórias de Violeiros”, a partir das 20h. O evento é promovido pelo Grupo de Viola Musa, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Guarapuava.

A entrada do espetáculo é solidária. No dia do evento, a Secretaria Municipal de Cultura vai receber doações de papel higiênico, sabonete líquido, shampoo, hidratante corporal, lenço umedecido, pasta de dente, escova de dente, fraldas geriátricas e óleo de girassol, que serão destinadas ao Serviço de Obras Sociais (SOS) Airton Haenisch.

“Esta iniciativa é uma contrapartida de um projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo nos editais de 2023. Além do projeto principal, os proponentes tinham que sugerir uma contrapartida de uma ação social gratuita para a comunidade e, a Secretaria de Cultura encorajou que essas ações fossem voltadas para públicos com vulnerabilidade social”, sublinhou o secretário de Cultura, Cristhian Lucas.

“A ideia é muito interessante, porque além de promover essa programação cultural gratuita e de qualidade com os nossos artistas, que aliás são muito talentosos, a proposta ainda tem um fundo social de que vai dar um repasse para a instituição escolhida pelo proponente”, completou.

Todas as apresentações do Grupo de Viola Musa são filantrópicas. Em especial, no espetáculo “Memórias de Violeiros”, as arrecadações serão destinadas ao S.O.S de Guarapuava. Segundo o responsável pelo projeto, Marcos Valle, os espetáculos solidários já eram realizados antes mesmo de serem contemplados com a Lei Paulo Gustavo.

“O grupo de viola Musa se originou em 2016, com os alunos da Escola de Música Musa. Recebemos o convite da ACPAC (Associação de Estudo e Combate ao Câncer) para tocarmos em um jantar da instituição. Então, tocamos esse jantar, e através desse evento veio outros convites. Memórias de um violeiro é uma narração cultural para relembrar o caboclo do sertão de todo o Brasil.

Esse projeto ajuda a deixar vivo a cultura de um povo, sem contar que esse projeto é com uma equipe muito grande, onde muita gente é beneficiada. Hoje, a vontade de realizar doações ficou muito mais forte, através do incentivo do governo federal à esfera municipal. Assim então mantemos as memórias de violeiros”, contou Marcos.

Os ingressos devem ser retirados até as 17h desta quarta-feira (15), na Casa da Cultura, localizada na Rua Alcione Bastos, 1821 (Alto da XV).