Idosos têm seus direitos garantidos com o Conselho Municipal

Órgão busca assegurar os direitos da pessoa idosa, criando condições para sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade

Nesta sexta-feira (01),  é comemorado o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. No Brasil, a data faz referência a criação da Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) que entrou em vigor em 2004. Em Guarapuava, um dos principais defensores dos interesses da população idosa é o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).

O conselho busca assegurar os direitos da pessoa com mais de 60 anos de idade, criando condições para sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. É um órgão paritário de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador da política de defesa dos direitos do idoso vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS).

“Somos o porta voz da pessoa idosa na defesa de seus direitos, perante a sociedade e o poder público, na conquista de Políticas Públicas que venham atender os anseios de toda a população idosa do município, desde os ativos até os mais fragilizados, excluídos e esquecidos”, destacou a presidente do CMDI, Rozilda de Cácia Lemes.

Fazem parte do órgão nove representantes do Poder Público e nove representantes de organizações não governamentais, ligadas à defesa e ou ao atendimento ao idoso. Os conselheiros compõem as comissões de análise de documentos e visitas institucionais; de comunicação e articulação; finanças e do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI).

Atuação – Durante a pandemia o conselho tem atuado com reuniões de forma híbrida, acompanhando o trabalho da Secretaria de Saúde com relação a vacinação contra a Covid-19, propondo ações para que as informações chegassem a todos, principalmente aos familiares e para que todos fossem imunizados.

Outro passo importante dado pelo CMDI é a busca pela criação da Rede de Proteção à Pessoa Idosa, composta por entidades e instituições da cidade, para desenvolver ações integradas e intersetoriais com objetivo de prevenir situações de risco de violação dos direitos e proteger da violência.

“Apesar de já ter tido considerados avanços, é evidente que há muito a ser conquistado na garantia de um envelhecimento digno e com qualidade de vida, pois estamos vivendo a década do envelhecimento saudável”, completou ela.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Em comemoração à data, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da SEMADS organizou para a próxima semana, de 04 a 08 de outubro, atividades ao ar livre e ações de lazer que fazem parte da programação da 1ª Semana de Integração da Pessoa Idosa, com os idosos atendidos nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para a idealizadora do evento, Jessika Poli, o momento serve para a socialização dos idosos que estão a muito tempo em casa, e ações como as programadas para a semana visam o bem-estar deles.

“Trazendo o idoso para uma atividade externa ou diferente do habitual, vamos conseguir que aos poucos e com todo o cuidado a sociabilização entre eles aconteça, beneficiando e intensificando as ações do Serviço de Convivência”, enfatizou.

O evento será destinado apenas para os idosos que já fazem parte das oficinas do SCFV. As atividades irão ocorrer respeitando todas as orientações e medidas de prevenção ao Covid-19.