Guarapuava tem oito cervejas artesanais premiadas em festival

A Água do Monge ganhou medalhas de ouro e de prata no mesmo estilo chamado Specialty Saison, com a Saison Pitaya e Saison Malbec

No último dia 26, em Florianópolis, as cervejarias artesanais guarapuavanas foram destaque no Brasil Beer Cup e conquistaram oito medalhas.

“Esse destaque nacional comprova a qualidade da cerveja produzida na terra da cevada e do malte. O sabor dos rótulos locais merecem todo o destaque, sendo mais atrativo para o nosso turismo”, ressaltou a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.

A Água do Monge Cervejaria fez uma dobradinha ganhando medalha de ouro e de prata no mesmo estilo chamado Specialty Saison, com a Saison Pitaya e Saison Malbec.

“Isso demonstra que estamos nos tornando referência nesse estilo de cerveja. Essa cerveja era produzida para dar aos trabalhadores sazonais, utilizando cereais disponíveis conforme a época, como cevada e trigo, por exemplo. É uma cerveja rústica e versátil. Aqui nós fazemos com o que temos em mãos com cereais próprios da nossa região”, explicou o cervejeiro Eliezer Goullart.

A Golden Cervejaria Artesanal ficou com a medalha de bronze, no estilo American Blonde Ale. O concurso contou ainda com a participação da Cervejaria Metzgerbier, que ficou com a medalha de bronze com a Sommer Weiss.

Já a Cervejaria Irmandade ganhou medalha de prata com a Soul Sister IPA e Vedete Saison; medalha de bronze com a Santa Luiza Trappist Single e, ainda, medalha de ouro com a sua Delicatessen Avelã Stout.

“Com o passar do tempo a gente vai aprimorando os detalhes. A Delicatessen foi a última criação e ficamos impressionados com o resultado. Isso lança a gente no cenário nacional, entre grandes cervejarias, provando nosso valor, e repercute mostrando que Guarapuava está criando uma identidade cervejeira forte, com muita qualidade e com medalhas, construindo uma história de cervejas com excelência e, isso, beneficia os nossos clientes”, destacou Ricardo de Almeida Lima.

Festival – As amostras foram enviadas para a organização do festival em Florianópolis por cervejeiros de todo o Brasil e de outros países da América Latina como Argentina e Peru. Durante três dias, os juízes nacionais e internacionais se reuniram num hotel e analisaram as cervejas participantes. A premiação foi realizada de forma online pelas redes sociais do campeonato.

Além do Brasil Beer Cup, os cervejeiros guarapuavanos têm conquistado prêmios nas últimas edições do Concurso Brasileiro de Cerveja, entre elas, as produzidas pelas cervejarias Jordana, Suábia, Água do Monge, Irmandade e Metzgerbier.

As cervejas premiadas poderão ser degustadas no Festival de Cerveja Artesanal, que acontecerá no próximo dia 12, no Parque do Lago, onde também ocorrerá o Baterasso.