Guarapuava pode se tornar a capital nacional da cevada e do malte

Deputado federal Marco Brasil oficializou um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados para conferir o título à cidade

O deputado federal Marco Brasil oficializou um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados para conferir a Guarapuava o título de “Capital Nacional da Cevada e do Malte”. O município se destaca, há mais de 13 anos, pela maior produtividade por hectare de cevada cervejeira do Brasil, desenvolvida por meio de processo tecnológico fomentado por centros de pesquisas.

O projeto busca incentivar e criar condições para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da cerveja, desde os campos semeados com cevada, até o processo de transformação do malte na bebida que é símbolo do Brasil.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná é responsável por 321.516 toneladas de cevada produzidas no Brasil por ano, e Guarapuava se destaca como o maior produtor, com 95.931 toneladas, o que representa 21% da produção nacional. A cidade também possui indústrias cervejeiras artesanais que empreenderam no setor e conquistaram diversos prêmios, inclusive, internacionais.

Este foi o caso da cervejaria Água do Monge, que ganhou, no dia 14 de agosto de 2022, quatro medalhas na “Copa Cervezas de América”, a maior competição cervejeira da América Latina, sendo também a cervejaria paranaense mais premiada neste concurso. O município já detém o título de Capital Paranaense da Cevada e do Malte, de acordo com a Lei Estadual n° 19124/2017.

Caso a lei federal seja aprovada, a região poderá se tornar mais atrativa para investimentos públicos e privados, além de possibilitar a formatação de roteiros turísticos ligados ao setor cervejeiro. O projeto está em análise na Câmara dos Deputados.

Conforme a secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila, a notícia é motivo de muita comemoração, uma vez que nos últimos tempos, a cidade tem se tornado um dos locais do Estado mais procurados por empreendedores, principalmente na área do turismo. E isto, segundo reitera, é mais um atrativo para elevar o nome do município e atrair investimentos nas diversas áreas.

“Eu recebo esta notícia com muita alegria. Este é um momento muito importante para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade. A titulação de Capital Nacional da Cevada e do Malte irá facilitar os investimentos no setor público e privado. Com isso, será possível desenvolver roteiros turísticos conectados ao setor cervejeiro, além de fomentar a economia do município, que no atual momento passa por grande transformação”, grifou Katriane.