Guarapuava envia cerca de 20 toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul
Na sexta-feira, outra carreta com mais de 35 toneladas de itens doados pela população de Guarapuava e de Municípios da região será enviada
Nesta quinta-feira, dia 9 de maio, integrantes da Defesa Civil de Guarapuava vão até a cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, para levar donativos aos desabrigados. O trabalho voluntário é em atenção à Campanha mobilizada pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, em favor dos moradores daquele Estado que foram extremamente prejudicados pelas fortes chuvas ocorridas há uma semana.
Na manhã desta quarta-feira (8), integrantes da Defesa Civil, do Exército e do Corpo de Bombeiros se reuniram no quartel da Corporação (Bombeiros) no Bairro Primavera, para fazer a separação e o carregamento dos donativos. Nesta primeira viagem, um caminhão cedido pela Prefeitura de Guarapuava levará cerca de vinte toneladas de alimentos, leite em caixa, itens de higiene e limpeza, ração animal, além de água potável aos habitantes. Na sexta-feira, dia 10 de maio, uma carreta, com cerca de trinta e cinco toneladas sairá da cidade, mas desta vez, levando donativos arrecadados em Guarapuava e nos Municípios de Candói, Pitanga, Pinhão e Laranjeiras do Sul.
O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, que acompanha os trabalhos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, destacou a importância de ajudar os moradores do Rio Grande do Sul neste momento de desespero e de perdas irreparáveis, quando dois terços do território do Estado foram assolados.
“Nossos irmãos do Rio Grande do Sul foram assolados pelas enchentes da última semana. A campanha de arrecadação encampada pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, tem o intuito de amenizar os problemas das pessoas que perderam tudo. Estou muito feliz com a resposta que a população de Guarapuava deu, estendendo a mão aos nossos irmãos neste momento tão difícil.
Em poucos dias, conseguimos arrecadar cerca de vinte toneladas de itens essenciais para a sobrevivência e manutenção. Vamos levar os donativos até lá, para se juntar às outras doações das cidades paranaenses. Eu estou muito confiante de que o povo gaúcho vai superar rapidamente este imprevisto, e reforço que Guarapuava está pronta para ajudar no que for necessário para que aquela população vença este obstáculo e saia muito mais fortalecida desta terrível experiência”, evidenciou Celso Góes.
A capitã do Corpo de Bombeiros, Karen Pedrosa Pulga, agradeceu à população de Guarapuava pela pronta resposta na campanha de ajuda humanitária aos atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul. Conforme pontua, neste momento crítico, a solidariedade das pessoas faz a diferença e ameniza o sofrimento dos atingidos pela catástrofe.
“O apoio de toda a nossa comunidade aqui de Guarapuava em atenção a esta campanha da primeira-dama do Estado foi muito importante. Em poucos dias, conseguimos arrecadar cerca de vinte toneladas de donativos. Hoje, estamos somando os esforços para separar os itens e carregar o caminhão que irá até a cidade de Santa Cruz do Sul, próximo a Porto Alegre, para levar as arrecadações.
Agradeço o apoio dos militares do Exército e da comunidade que fez as doações. A partir de amanhã, com o espaço livre aqui no quartel, vamos receber e organizar as doações dos municípios vizinhos. Neste momento, a campanha está recebendo ração animal, água, alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza. Por ora, não estamos recebendo roupas nem cobertores”, destacou a capitã.
O coordenador da Defesa Civil em Guarapuava, Tiago Bronoski, que viaja com a equipe para fazer a entrega, destacou a solidariedade da população de Guarapuava como fator fundamental neste momento, em socorro do povo do Rio Grande do Sul atingido pela catástrofe.
“Agradeço à população de Guarapuava que se prontificou em colaborar com essa campanha de arrecadação para ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Até o momento, conseguimos arrecadar cerca de vinte toneladas de donativos que, com certeza, farão a diferença aos atingidos pela enchente. A Defesa Civil está presente na coordenação, organização e distribuição dessas doações. Hoje, o Rio Grande do Sul não tem capacidade logística para atender à população e, por isso, nosso apoio é fundamental.
A Defesa Civil do Estado entrou em contato com os maiores Municípios do Paraná para que organizassem as arrecadações e a distribuição de todas essas doações. Para nós, é muito gratificante poder ajudar da melhor forma possível. Daqui de Guarapuava, além do motorista, dois agentes da Defesa Civil seguirão com a carga. Agradeço aos militares do Exército que se prontificaram em ajudar em todo o processo”, destacou Tiago.
Campanha SOS Rio Grande do Sul
A Campanha de Arrecadação que se encerraria nesta quarta-feira (8), foi prorrogada para até dia 22 de maio. Portanto, quem quiser e puder doar alimentos não perecíveis, leite em caixa longa vida, itens de higiene e limpeza, ração animal (para cães, gatos, cavalos, bovinos, suínos e caprinos) e água potável, pode fazê-lo.
Em Guarapuava, as arrecadações são feitas pelo Corpo de Bombeiros no Quartel do Bairro Primavera, Rua João Fortkamp, 870. A sede administrativa (provisória) da corporação, na Rua XV de Novembro, 7260, segundo andar, também recebe os donativos.