Guarapuava: Economia local impulsiona mercado imobiliário

Bons resultados no agronegócio e o retorno dos estudantes das universidades movimenta tanto locação quanto venda de residenciais

O crescimento de Guarapuava entre 2010 a 2022, segundo dados preliminares do Censo realizado pelo IBGE dão conta de um crescimento da ordem de 22 mil pessoas, totalizando mais de 190 mil habitantes.

“Isso nos da margem para calcular, com base no número de quatro pessoas por família, que o incremento no mercado imobiliário de uma média de 450 residenciais por ano, nesse intervalo”, analisa o diretor da Imobiliária Apolar de Guarapuava, Josemar Karpinski.

A cidade foi elencada pelo IBGE como um dos destaques por conta da economia local, o que é, segundo o especialista, um dos pilares que têm impulsionado a performance do mercado imobiliário. “Guarapuava vive um momento muito positivo, amparada no desenvolvimento da indústria no reflexo da força do agronegócio”, explica.

Karpinski comenta ainda que o retorno das aulas presenciais nas universidades também contribui com o mercado imobiliário, principalmente no segmento de locação.

“Nos últimos anos tivemos também a abertura de novos cursos na cidade, como por exemplo o de Medicina, o que acaba trazendo estudantes de outras cidades e até estados à região”, conta.