Famílias do Residencial 2000 recebem títulos de regularização fundiária

A entrega dos documentos visa promover a cidadania e oferecer possibilidades aos moradores como acesso a créditos e outros benefícios sociais

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, e o secretário de Habitação do município, Danilo Dominico, realizaram a entrega dos documentos de concessão de posse de terrenos a moradores do núcleo Morar Melhor, no Residencial 2000.

“Estou muito feliz por receber o título e a casa ser toda da gente, para poder fazer o que a gente quiser. É uma alegria imensa”, declarou emocionada Eroni Padilha Batista, que reside há dezenove anos no bairro.

A ação, que faz parte do projeto “Minha Casa Legal”, tem o intuito de regularizar a situação fundiária de 80 famílias que vivem no local. O evento de entrega dos documentos ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Elza Carollo Silvestri.

“Eu estou muito feliz. Esta é a segunda vez que nós estamos entregando esses títulos. Nós já realizamos esta entrega lá na Vila Jordão e estamos entregando agora aqui no Residencial 2000. Fiquei emocionado em ouvir a fala das moradoras, porque nós lá na prefeitura, estamos transformando Guarapuava em um verdadeiro canteiro de obras.

Há trabalho em todos os cantos da cidade, mas o mais importante, é fazer o que nós estamos fazendo hoje aqui, que é entregar para essas pessoas que esperaram por muitos anos por este momento. O título de posse dos terrenos representa a liberdade para todas essas famílias. Agora eles são proprietários definitivos das suas residências, isso é um verdadeiro sonho”, sublinhou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

Segundo o secretário de Habitação do município, Danilo Dominico, a entrega destes documentos marca um passo importante na história dos moradores de Guarapuava, oferecendo às famílias que residem nesses locais, segurança jurídica e propriedade definitiva.

“Para nós, é um momento de muita alegria entregar esses títulos de regularização fundiária para essas famílias. Esse é o maior programa habitacional de regularização fundiária da história de Guarapuava. Cerca de três mil famílias serão contempladas em todos os bairros da cidade.

A sensibilidade do prefeito faz com que o programa seja expandido para todos os distritos, por meio do programa Moradia Legal, em parceria com o TJ Paraná. Hoje, realizamos os sonhos dessas famílias que esperavam há muito tempo receber esses títulos que fazem a diferença na vida de cada um”, destacou o secretário.

O Projeto “Minha Casa Legal” atenderá a todos os bairros de Guarapuava. A entrega de títulos tem a finalidade de promover a cidadania e oferecer possibilidades aos moradores que, a partir da regularização de seus imóveis, passam a ter acesso a créditos e a outros benefícios sociais.

A moradora Ivonete Aparecida dos Santos, que estava representando a sua mãe, Maria Conceição dos Santos, uma das primeiras moradoras do Morar Melhor no Residencial 2000, disse que o momento marca o fim de uma longa espera.

“Este é um título que nós esperávamos há muito tempo. Faz dezessete anos que moro aqui, e tem gente que está há mais tempo esperando. Fomos muitas vezes à prefeitura e agora, finalmente, vamos ter o nosso papel, a posse da nossa casa, do nosso terreno. É um sonho que nós conseguimos realizar”, ressaltou a moradora.

Para José Francisco Correia, de 67 anos, o momento era muito aguardado, pois a regularização do terreno possibilita direitos que o idoso esperava há dezoito anos, tempo este que reside no local.

“Estou me sentindo muito feliz por receber o documento, porque com ele, posso construir, fazer um financiamento e zelar, porque é meu”, comentou o morador.

“É uma bênção. A alegria é de todos os moradores do Morar Melhor. Estamos há tantos anos lutando por benefício em nossas vidas e hoje, conseguir, é uma felicidade muito grande para nós, para todas as famílias dos moradores”, expressou Kellen Cristina Rogeski, moradora do local há 12 anos.

Em 8 de março deste ano, 53 famílias moradoras da Vila Jordão receberam o título definitivo de seus terrenos no Programa “Minha Casa Legal”. Na ocasião, Celso Góes adiantou que mais de 2800 famílias serão contempladas até 2024.