Estradas, pontes e viadutos são foco de fiscalização do Crea-PR

Ação tem como um dos objetivos solicitar providências cabíveis aos órgãos responsáveis pela manutenção dessas estruturas

Fiscalizar as atividades vinculadas ao exercício profissional das Engenharias, Agronomia e Geociências está entre as funções primordiais do Crea-PR e, por isso, são feitas ações fiscalizatórias de forma constante, nas mais diversas naturezas das áreas profissionais. Desta vez, os fiscais do Crea se debruçaram, de forma mais intensa, às ações fiscalizatórias de estradas, pontes e viadutos, em todo o Paraná.

A fiscalização concentrou suas operações durante o mês de agosto e analisou pontos em todas as regiões do Paraná. “Essa é uma atividade já planejada pelo Crea-PR para esse ano, com o objetivo de registrar a situação de conservação de obras já em uso, subsidiando a solicitação de providências cabíveis aos órgãos responsáveis pela manutenção dessas estruturas, caso se evidenciem riscos, de forma visual, para a segurança pública”, pondera Mariana Maranhão, gerente do Departamento de Fiscalização (Defis) do Crea-PR.

No caso das estradas, a fiscalização coletou uma amostragem de trechos de aproximadamente 100m de uma rodovia com indícios de mau estado. Vias construídas ou reformadas recentemente também foram consideradas pois, em caso de deterioração prematura, se analisou o possível indício de má conduta profissional na condução dos serviços.

Já no caso de pontes e viadutos, a equipe de fiscais teve como foco estruturas sob responsabilidade das prefeituras municipais. No total, foram 16 locais vistoriados, entre pontes, viadutos e estradas. “A escolha dos locais é feita pelos próprios fiscais, consulta junto aos Conselheiros e Inspetores do Crea-PR ou junto aos órgãos rodoviários”, explica Mariana.

Em diversas fiscalizações feitas pelo Estado, houve a presença de conselheiros, inspetores, representantes de Entidades de Classe e representantes dos órgãos responsáveis como DER (Departamento de Estradas de Rodagem), DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), concessionária e Prefeitura Municipal, juntamente com os fiscais do Crea-PR.

“De um modo geral, entre os principais problemas encontrados em todas as fiscalizações, estão o registro de buracos, fissuras e sinalização horizontal. Reunimos todas as informações em um relatório detalhado, incluindo fotos e, encaminhamos para a Câmara Especializada de Engenharia Civil para avaliação”, detalhou Mariana. Além disso, relatórios serão gerados para colaboração com os órgãos públicos. “Aqueles locais em que, visualmente, foi possível identificar problemas, enviaremos relatórios aos órgãos competentes”, completou.

Região de Guarapuava

Em nossa Região, a Fiscalização Preventiva Integrada debruçou-se sobre a Ponte do Tio Abé situada Rua Anita Z. Pulga, S/N, no bairro Boqueirão, em Guarapuava, cuja estrutura é de 2015. O intuito da equipe de fiscais foi identificar eventuais defeitos e desgastes da ponte, a partir do estado geral da estrutura e defeitos que possam comprometer a funcionalidade e a segurança da ponte.

“Encontramos algumas patologias, como: panelas (buracos) na via de acesso à ponte, armadura exposta, fissuras, deslocamento e corrosão do concreto no pilar. Diante dessas patologias constatadas, destacamos a necessidade de monitoramento para ações que se façam necessárias, para preservar a integridade e segurança desta infraestrutura”, detalha o fiscal, Raphael Freitas de Almeida.

Com relação às estradas, a fiscalização atuou na BR- 153, nos quilômetros 454 e 460, sentindo União da Vitoria – General Carneiro, e na BR- 476, nos quilômetros 335 e 354, sentido União da Vitoria – Paula Freitas. Os trechos foram sugeridos pela equipe do DNIT, que apontou locais que passaram por reformas recentemente.

“Ambos se encontram em boas condições e se assemelham em suas patologias, apresentando com maior frequência defeitos, como: trincas nos bordos, trilhas de rodas, remendos na pista, panelas (buracos), deformações e problemas de sinalização (desgaste na pintura do leito)”, avaliou o fiscal, ressaltando a necessidade de monitoramento para ações necessárias de preservação da integridade e segurança dos usuários.

Abaixo, confira todos os pontos vistoriados no Estado:

Regional de Apucarana: Rodovia BR- 376, Km 203, Mandaguari. Dançarino Vermelho, SN, Arapongas.

Regional de Cascavel: BR-63, Km 286, 287, Marechal Candido Rondon. BR-163 Marechal Candido Rondon, Trevo saída para Guaíra e trevo em Frente Cooperativa.

Regional de Curitiba: PR 423, Araucária. Ponte Divisa Curitiba/Fazenda Rio Grande.

Regional de Guarapuava: BR-153 entre União da Vitória – General Carneiro e BR- 476 Entre União Da Vitória e Paula Freitas. Ponte Tio Abé, sobre d Rio Do Jordão, em Guarapuava.

Regional de Londrina: Trecho PR- 092 entre Santo Antônio da Platina – Barra do Jacaré – Andira e ponte sobre o Rio Congonhas situada na divisa entre Cornélio Procópio e Urai.

Regional de Maringá: PR-323: Km 165 ao 166, Km 170 (ambos no sentido Paiçandu- Doutor Camargo) e o Km 162. Avenida Pioneiro Henrique Bula, Maringá.

Regional de Pato Branco: BR-163 Trecho entre a ponte sobre Rio Iguaçu e Trevo de Capanema. BR- 163 Ponte sobre o Rio Iguaçu, município de Realeza.

Regional de Ponta Grossa: PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira. Ponte sobre o Rio Verde, em Ponta Grossa.