Energisa regulariza rede elétrica e instala novos padrões de energia no Colibri 

Com o apoio da prefeitura, que mapeou e regularizou os terrenos, projeto beneficiou cerca de 240 residências

Com o intuito de proporcionar segurança aos moradores do bairro Colibri, em Guarapuava, a Energisa Sul-Sudeste concluiu um projeto de regularização da rede elétrica no local. Cerca de 240 residências foram beneficiadas com a instalação gratuita de novos padrões de energia elétrica, substituição de lâmpadas e orientação para cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).  

A iniciativa foi realizada em parceria com a prefeitura, que fez o mapeamento da área e regularizou os terrenos para que a Energisa concluísse a instalação da rede elétrica nas moradias, removendo as ligações clandestinas que ofereciam riscos à segurança da população.

De acordo com o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Dalessandro Luis Mafei, todas as ações da distribuidora têm como objetivo garantir que as pessoas tenham acesso ao serviço de energia elétrica de forma segura, sem riscos à comunidade e ao sistema elétrico. Sendo assim, através desse projeto os moradores estão seguros quanto à regularidade e qualidade no fornecimento e medição do consumo de energia, evitando prejuízos e perigos decorrentes de ligações irregulares.

“No local haviam ligações clandestinas, com fios expostos e outras situações que representavam um risco iminente de acidentes. Além de ser um crime, o ato de desviar, puxar a energia da rede elétrica ou manipular o padrão para reduzir o consumo, coloca em risco a vida de quem faz a ligação clandestina e também dos que estão próximos às irregularidades”, explicou Dalessandro.

Para solucionar esse problema no bairro Colibri, a Energisa instalou 143 padrões de energia para ligações novas de moradias que tiveram os terrenos regularizados e substituiu mais 99 padrões de outras residências do bairro, por modelos novos.

Modernos e instalados de acordo com as normas de segurança, os padrões foram adquiridos por meio dos recursos do Projeto de Eficiência Energética (PEE) da Energisa Sul-Sudeste, que é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Cada padrão é composto por caixa de medidor, eletrodutos, fios, disjuntor e demais componentes imprescindíveis para que a energia elétrica chegue até a unidade consumidora.

“Fizemos todo o investimento necessário na rede elétrica sem custo algum para os moradores, priorizando a segurança de todos e eliminando os riscos provenientes de instalações elétricas irregulares”, reforçou o gerente.