Em menos de 24 horas, duas batidas em postes deixam sem energia 4,3 mil pessoas em Guarapuava
Acidentes afetaram o fornecimento da energia nos bairros Vila Bela, Loteamento Guaíra, Alto da XV e parte do Centro
Dois acidentes envolvendo postes, registrados nesse domingo (12) e na madrugada desta segunda-feira (13), resultaram em interrupções de energia para 4,3 mil clientes em Guarapuava. De acordo com a Energisa Sul-Sudeste, nas duas ocorrências, com o impacto das batidas foram danificados postes e cabos.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 17h40, na Rua Salvador Schneider, próximo à Rua Marechal Deodoro, no bairro Vila Bela. No local, um veículo de passeio atingiu um poste e, no momento da batida, 2,7 mil clientes dos bairros Vila Bela e Loteamento Guaíra foram impactados com a interrupção no fornecimento da energia.
Imediatamente foi enviada equipe ao local, que fez o isolamento da área, visando a segurança da comunidade. Os trabalhos para reparar os danos foram executados e a energia foi restabelecida de maneira gradativa para os clientes afetados. Os trabalhos foram concluídos no final da noite de domingo.
Pouco tempo depois, à 0h06, uma nova colisão contra poste deixou outros 1,5 mil clientes sem energia. Dessa vez, o acidente foi registrado na Avenida Manoel Ribas (em frente ao Batalhão), no bairro Alto da XV, prejudicando moradores desse bairro e parte da área central, que tiveram a energia restabelecida também de forma gradativa. Nesse caso, as equipes concluíram os reparos por volta da 1h30.
Prejuízos
“Lamentavelmente, são inúmeros os prejuízos causados pelos acidentes envolvendo postes, porém um dos mais graves é o risco de choque elétrico, ainda mais se o poste cair por cima do veículo ou envolver rompimento de cabos”, explica Luiz Moreto, gerente de Operações da Energisa Sul-Sudeste.
Em ocorrências desse tipo a concessionária realiza as manobras no sistema elétrico de maneira remota (sem a necessidade de deslocamento de equipes), com o intuito de minimizar os impactos e restabelecer a energia para o maior bloco de clientes.
Mesmo assim, há situações em que alguns clientes acabam sendo impactados por mais tempo, pois o reparo ou mesmo a substituição do poste se faz necessário e esta é uma atividade de maior complexidade e por isso leva um tempo adicional para ser executada com segurança.
Riscos à segurança
A rede de distribuição da Energisa é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes, no entanto, não se pode descartar os riscos potencializados em uma colisão.
Dessa forma, a orientação da distribuidora é que em casos de acidentes envolvendo postes, todos os ocupantes permaneçam dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da Energisa, que irá realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança. E quem se deparar com um acidente, precisa manter a distância e entrar em contato com a Energisa e com o Corpo de Bombeiros.