Em breve, Guarapuava ganhará o primeiro Condomínio do Idoso

A construção será no Bairro Boqueirão e a previsão de entrega é para agosto de 2024

Dentro de alguns meses, pessoas idosas moradores de Guarapuava terão como novo lar o primeiro Condomínio do Idoso. Localizado na Rua David Alves de Goes, 829, Boqueirão, a obra encontra-se com mais de 15% de andamento e a previsão de conclusão é para o mês de agosto de 2024.

“O condomínio do idoso não será apenas um ponto de moradia para essas pessoas. Lá, todos terão a dignidade de que tanto precisam e merecem. Oferecer infraestrutura de qualidade, com acompanhamento na saúde e bem-estar dessas pessoas, é um compromisso que temos”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

“Se trata de uma iniciativa inédita em Guarapuava. O condomínio vai proporcionar a oportunidade de convivência entre os idosos, o lazer e cuidados com a saúde física e mental. Além disso, vai garantir a segurança dos moradores.

A administração municipal acerta em cheio nessa parceria, cedendo o terreno e auxiliando nas inscrições, junto a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná)”, sublinhou o secretário de Habitação do município, Danilo Dominico.

O condomínio será composto por:

40 casas todas adaptadas, com 40,61 m2 contendo Sala de Estar, cozinha, banheiro e 01 dormitório;

Um Centro de Convivência, com 370,82 metros quadrados, contendo piscina, banheiros masculino, feminino e PNE, além de uma sala para atendimento, uma sala de administração, biblioteca, depósito, salão comunitário com banheiros masculino e feminino;

01 Quiosque;

01 horta elevada;

Estacionamento.

O condomínio será todo fechado e contará com uma Guarita.

O investimento total da obra é de R$5.805.216,96, com recursos do Governo do Estado. Já o terreno foi doado pela Prefeitura de Guarapuava. A obra encontra-se com 15,03% (medição de 29/09). A previsão de conclusão é o mês de agosto de 2024.

Sobre o programa

Os beneficiários pagam um aluguel inicialmente equivalente a 15% de um salário mínimo ao mês, com a opção de residirem no local pelo tempo que desejarem. Os valores arrecadados são reinvestidos na política habitacional do Estado, inclusive com a construção de novos empreendimentos desta modalidade.

Podem participar do processo pessoas sozinhas ou casais com idade superior a 60 anos, renda mensal de um a seis salários mínimos e que não possuam imóvel em sua propriedade. Para a contratação, a Cohapar também realiza a análise socioeconômica e consulta de cadastros negativos.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Habitação do município na Rua Pedro Alves, 104, Centro, ou na Cohapar, que fica localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1941. O processo também pode ser realizado pelo site da Cohapar, clicando AQUI.