Dia da Empregabilidade LGBTQIA+ é nesta quarta

Iniciativa busca promover inclusão e acesso ao mercado de trabalho para a comunidade em Guarapuava

Nesta quarta-feira (17), Guarapuava, juntamente com outros municípios do Estado, participará do primeiro Dia de Empregabilidade LGBTI+. A iniciativa busca fomentar o acesso ao mercado de trabalho para esta comunidade, como parte das ações do Mês do Trabalhador.

Ao longo do dia, 23 Agências do Trabalhador do Paraná, incluindo a de Guarapuava, oferecerão atendimento prioritário para o público LGBTI+. Os serviços incluem intermediação de mão de obra com vagas específicas, atualização cadastral no Sistema Nacional de Emprego (SINE), acesso ao Seguro-Desemprego e inscrições em programas de qualificação profissional.

“Fizemos questão de aderir ao Dia de Empregabilidade LGBTI+. É um dia importante para discutir acesso ao mercado de trabalho desse público. A ação também faz parte das ações do Mês do Trabalhador. Precisamos vencer o preconceito.

As políticas públicas para populações específicas como os LGBTI+, idosos, indígenas, seja na área de emprego e capacitação profissional, ou na área de assistência social, são fundamentais para atender toda a população. Ninguém pode ser esquecido”, enfatizou Janaína Naumann, secretária de Desenvolvimento Econômico, sobre a campanha.

Segundo Anne Mayara Macedo Silva, diretora de departamento da Agência dos Trabalhadores de Guarapuava, a ação “é uma oportunidade para refletirmos e aprofundarmos nosso conhecimento sobre a violência enfrentada pela comunidade LGBTI+ no Brasil”. Ela ainda destaca a posição da Agência: “Estamos comprometidos em promover ações inclusivas para todos os públicos”.

Os interessados devem comparecer à Agência do Trabalhador com a carteira de trabalho, não sendo necessário agendamento prévio.

A adesão ao Dia de Empregabilidade LGBTI+ reforça o compromisso de Guarapuava em combater o preconceito, promover a inclusão e a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho. Essa iniciativa está alinhada aos esforços do governo estadual em investir em políticas públicas para a inclusão de todos os grupos.