Denúncias da população podem evitar destruição do patrimônio público

Os crimes são passíveis de punição, de acordo com a Lei nº 2.848/40, artigo 163, que prevê detenção de seis meses a três anos e multa

Toda e qualquer benfeitoria realizada em uma cidade só é possível graças aos recursos da população que contribui, religiosamente, com impostos e taxas. De acordo com o secretário de Esportes e Recreação de Guarapuava, Milton Roseira, os cuidados de locais como quadras esportivas, ginásios de esportes, além de academias ao ar livre, dentre outros espaços de utilização da comunidade, deve partir da população que é a verdadeira dona destes lugares.

“É preciso que todo e qualquer ato de vandalismo seja combatido. Por isso, eu conto com a colaboração das pessoas da comunidade para que denunciem essas práticas em nossa cidade. Cabos de cobre, por exemplo, da fiação das nossas quadras e ginásios, são visados pelos vândalos, uma vez que o metal é valioso. A Polícia Civil tem nos ajudado com investigações sobre os locais que compram esses metais. Mas a partir de denúncias, os atos que depredam o patrimônio público podem ser contidos com a prisão dos criminosos”, destacou Milton.

Espaços públicos

Espaços públicos são todos os lugares de uso público, acessíveis e agradáveis, gratuitos e sem fins lucrativos.

São todos os ambientes abertos, como ruas, quadras esportivas, calçadas, praças, jardins ou parques; e ambientes fechados, como bibliotecas públicas, ginásios de esportes, museus públicos, dentre outros.

O objetivo é que todos os espaços públicos se tornem lugares. Os lugares são de extrema importância para o bem-estar individual e coletivo. É onde a vida de uma comunidade acontece, onde a diversidade cultural se expressa e onde é formada parte da identidade.

Pena

A depredação do patrimônio público é um ato que não causa prejuízo somente ao Estado, mas a toda a sociedade. Os crimes são passíveis de punição, de acordo com a Lei nº 2.848/40, artigo 163, que prevê detenção de seis meses a três anos e multa.

As denúncias podem ser feitas para a Polícia Civil de Guarapuava, pelo telefone: 42 63301700, ou para a Polícia Militar, no número 190.