Dengue: Índice de Infestação do mosquito sobe em Guarapuava

Atualmente, os bairros onde foram encontrados mais focos são o Santa Cruz e o Vila Bela.

A Vigilância Ambiental em Saúde divulgou, nesta quinta-feira (23) o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). Os dados coletados permitem o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti em Guarapuava. O índice ficou em 1,2 atingindo o nível de alerta de infestação no “Termômetro da Dengue”, usado para ilustrar a situação da cidade diante dos riscos de proliferação do mosquito. Atualmente, os bairros onde foram encontrados mais focos são o Santa Cruz e o Vila Bela.

“As condições do Verão são ideais para o mosquito se multiplicar e isso explica o aumento. O índice registrado ainda está no início do estado de alerta, o que significa que não podemos relaxar no trabalho de prevenção. É fundamental que não deixemos água parada nos jardins e quintais das residências.

Essa medida simples já repercute positivamente no combate à dengue e outras doenças. Estamos reforçando também a atuação de nossas equipes na fiscalização em residências e terrenos baldios.”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Controle à dengue no município (PNCD), Sabina Curi.

No último levantamento realizado em janeiro, o índice ficou em 0,6, considerado satisfatório. O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.

A recomendação é para que os moradores reforcem os cuidados eliminando os locais com água parada principalmente em vasos de plantas, pneus e baldes de água.