Crianças e adolescentes participam de pré-conferência em Guarapuava

Objetivo é aproximar, entender, ouvir e dialogar sobre as demandas e ideias dos participantes

Com objetivo de aproximar, entender, ouvir e dialogar sobre as demandas e ideias de crianças e adolescentes em Guarapuava, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) está promovendo, durante essa semana, encontros com esse público nos bairros e distritos do município, as chamadas pré-conferências nos territórios. 

Nesta quarta-feira (19), o momento reuniu cerca de 200 pessoas de escolas municipais, estaduais, participantes das oficinas do CEU das Artes, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e de entidades socioassistenciais, no Instituto Assistencial Dom Bosco.

“Este é o momento para as crianças e os adolescentes do bairro repensarem os seus direitos e garantias fundamentais. Serve para que eles entendam a importância de cobrar do poder público mais atenção para esse segmento e sintam como um todo, que fazem parte e devem priorizados dentro dessa política. É um espaço para discutir o direito da criança e adolescente, dialogar e chamar a atenção para as questões que afetam diretamente a vida desse público”, destacou a assistente social e coordenadora do CRAS do bairro Jardim da Américas, Elis Camila Volochati.

Durante os encontros, estão sendo abordados temas relacionados aos direitos desse público, e ainda o que são as conferências e as pré-conferências. Além disso, estão sendo escolhidas as crianças e adolescentes que irão representá-los na IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será na próxima quarta-feira (26).

“Sempre que acontecia alguma coisa (uma política pública), as crianças e os adolescentes não estavam lá para dizer o que eles gostavam. Então, se a nossa opinião não estiver envolvida e for levada em consideração, quem disse que a gente vai se interessar por aquele projeto ou melhoria?

A importância da conferência em si, se dá diante da participação de quem é o público dessas políticas, que somos nós. E, as pré-conferências são exatamente para dar essas ideias e também a gente decidir quem de nós vai representar esse público neste processo de discussão”, contou Bianca Santos de Oliveira, de 13 anos.

A ação tem a expectativa de participação de aproximadamente 1000 pessoas em todos os bairros e distritos do município, até a próxima sexta-feira (21). Ao final, serão 185 delegados adolescentes e 25 delegados crianças que irão participar das discussões, apresentar ideias e propor alternativas para esse público no município durante a conferência.

“São momentos como esse, proporcionados pelo COMDICA, que conseguimos nos aproximar e entender as demandas das crianças e adolescentes do nosso município. Queremos que eles estejam inseridos nesses momentos de discussão e que nos ajudem a proporcionar uma cidade cada vez melhor para eles, pois são eles o futuro de Guarapuava”, enfatizou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.