Crianças com deficiências têm atendimento especializado e gratuito

Trabalho é oferecido pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado em Guarapuava

Visando melhorar o espaço físico e intelectual, tornando o ambiente cada vez mais inclusivo e promovendo a melhora na qualidade dos atendimentos às crianças com dficiências de Guarapuava, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (SME), realizou obras de reformas e melhorias no Centro de Atendimento Educacional Especializado. 

“Promover a reforma e a melhoria do Centro de Atendimento Educacional Especializado é de extrema importância para o nosso município, pois o CAEE atua diretamente na vida de nossas crianças com deficiência. E sabemos que elas (as crianças) e todos os servidores dessa unidade merecem esse espaço funcionando plenamente”, destaca o prefeito Celso Góes.

Conforme o secretário de Educação, Pablo de Almeida, a pandemia de COVID-19 e a necessidade de isolamento motivaram a reestruturação da educação e promoveram um novo olhar para o trabalho docente. Nesse sentido, segundo pontua, se faz necessário “ampliar o Atendimento Educacional Especializado de modo a promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes com as mais variadas deficiências”, afirma.

A coordenadora do CAEE de Guarapuava, Tatieli Zevikoski, conta no que consiste a reforma. “As melhorias que recebemos foram no espaço físico, com pinturas, realocação, divisão e aproveitamento das salas. Também foi ajustada e melhorada a parte de iluminação. Recebemos ainda, um espaço de copa e cozinha, com fogão, geladeira e pia para podermos realizar nossos intervalos e alimentação aqui mesmo”, contou a coordenadora.

Tatieli também explica, que além da reforma no espaço físico, o CAEE também recebeu ampliação da equipe e foi investido em novos materiais para os atendimentos. “A nossa equipe atualmente é composta por três psicólogos, três fonoaudiólogos, um fisioterapeuta e duas assistentes sociais. Além disso, recebemos novos materiais, mais modernos e dinâmicos para atendimentos psicológicos, cada um, específico para cada faixa etária”, explicou.

A partir do lançamento da segunda etapa do RHAI, as equipes do CAEE começaram a atender os servidores das escolas municipais que estão participando do projeto.

Além das melhorias e ampliação dos atendimentos prestados no CAEE, a prefeitura fornece ainda, transporte para aqueles pacientes que precisam de locomoção especial, seja por questão de mobilidade ou devido à distância da residência ao Centro de Especialidades.

“Às famílias que não têm o seu carro ou que moram longe, ou têm dificuldade de locomoção, nós fornecemos o cartão vale-transporte com quatro créditos. Dois para ir embora e dois para voltar para o próximo atendimento”, explicou a coordenadora.

“Tenho imenso orgulho em poder melhorar e contribuir também nessa questão do transporte aos pacientes. Não existe recompensa maior do que ver as crianças recebendo este atendimento de qualidade que o CAEE fornece. Vou continuar investindo no que for preciso para melhorar a qualidade de vida e da saúde dos guarapuavanos”, salientou o prefeito.

CAEE 25 ANOS 

O Centro de Atendimento Educacional Especializado Professora Albani Terezinha Alves, atende alunos da rede municipal de ensino nas especialidades de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e assistência social desde 1997. O nome do espaço é uma homenagem à educadora, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ela na Escola Municipal São José, desde 1974. Terezinha lecionou de 1ª a 4ª série e, em 1988, foi eleita diretora da escola. Seu trabalho foi cercado de muita coragem e luta pela educação.

Os atendimentos, geralmente, são das demandas vindas diretamente das unidades escolares. As professoras e diretoras solicitam serviços especializados ao CAEE que trabalha individualmente com cada criança.

Por fim, a coordenadora argumenta que essas melhorias somam para fortalecer cada vez mais os atendimentos. “Essas melhorias nos auxiliam a conseguir aumentar o número dos atendimentos prestados, bem como promover excelência na qualidade dos serviços oferecidos, não só aos pacientes, mas a todos os servidores”, finalizou Tatieli.