Congresso Nacional realiza sessão solene em homenagem aos 120 anos do Grupo Energisa

Cerimônia reconhece trajetória de pioneirismo e contribuição da companhia para o desenvolvimento do setor elétrico no Brasil

O Grupo Energisa foi homenageado, nessa terça-feira (27), em uma sessão solene realizada no Plenário do Senado Federal, em comemoração aos seus 120 anos de fundação. A cerimônia, proposta pela senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil – TO), destacou a contribuição histórica da companhia para o desenvolvimento do setor elétrico nacional — área estratégica para o crescimento econômico do país.

Durante a solenidade, que reuniu parlamentares, representantes de entidades do setor e executivos da empresa, o presidente de honra do Conselho de Administração da Energisa, Ivan Botelho, relembrou a trajetória da companhia desde sua origem no interior de Minas Gerais, enfatizando o espírito empreendedor dos fundadores.

“Nosso lema – Trabalho, Competência e Honestidade – nos levou ao crescimento de uma pequena empresa, do interior de Minas Gerais a uma das maiores empresas de Energia do Brasil.  A essência inovadora e visionária que moveu os fundadores continua sendo o nosso DNA. Inovamos para continuar crescendo e levando o Brasil junto conosco, atendendo a mais de 8 milhões de clientes e empregando 17 mil colaboradores diretos e outros 7 mil indiretos”, disse Ivan Botelho.

O CEO da companhia, Ricardo Botelho, ressaltou a importância da parceria com o poder público e o papel fundamental dos marcos legais e regulatórios para viabilizar investimentos de longo prazo no setor elétrico.

“É com base nessa segurança jurídica e regulatória que investimos, quase R$ 30 bilhões, apenas entre 2021 e 2025, para garantir que a melhor energia chegue até o nosso cliente, seja nos grandes centros urbanos, zona rural até as áreas isoladas da Amazônia Legal e do Pantanal. Neste ano, além de celebrarmos nossa trajetória, renovamos o nosso compromisso em seguir olhando para o futuro, com foco na transformação energética que equilibre a sustentabilidade ambiental, segurança energética e equidade ao acesso à energia para todos os brasileiros”, afirmou Ricardo Botelho.

Ao final de seu discurso, Botelho agradeceu a todos que contribuíram para essa trajetória de sucesso. “Reitero meu agradecimento a cada colaborador, cliente, investidor, fornecedor, parceiro de negócio, poder concedente, órgãos reguladores, poder público e aos parlamentares desta Casa, que nos permitiram chegar a essa marca histórica de 120 anos”, afirmou.

A senadora Professora a Dorinha Seabra (União/TO), proponente da homenagem, destacou o impacto social da trajetória da Energisa ao longo dos seus 120 anos: “Hoje jogamos luzes sobre uma trajetória que tirou milhões de brasileiros da escuridão, em um futuro em que tantos que iluminam tantos outros filhos deste país. Está claro que a Energisa tem um senso de missão, de propósito e quer crescer e quer fazer isso junto com o Brasil”, avaliou.

Já o deputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB), presidente da Câmara dos Deputados, falou sobre a energia como um vetor de dignidade humana, inclusão social e desenvolvimento. Ela transcende o aspecto técnico do setor elétrico e reforça a importância do acesso à energia como direito fundamental, conectando o papel da Energisa com o bem-estar da população e o futuro do país.

“É importante lembrar que energia elétrica não é apenas infraestrutura, é cidadania. A luz que chega ao campo, à escola, ao hospital, a casa das famílias brasileiras, transforma o cotidiano, abre horizontes e fortalece a dignidade humana. Sua presença ou ausência afeta diretamente a competitividade da economia, a inclusão social, a produtividade das indústrias, o funcionamento de serviços públicos e a vida cotidiana de cada cidadão”, comentou Motta.

Deixe um comentário