Centro da Mulher oferece tratamento grátis às guarapuanas neste domingo

Oferecendo atendimento integral e de qualidade, o espaço  destaca programas que fizeram a diferença no município.

Neste domingo (28), é comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. Em Guarapuava, o Centro de Saúde da Mulher desenvolve atividades para a população feminina, que vão desde planejamento familiar, pré-natal e puerpério, ou seja, suporte integral à saúde da mulher. Em média, são realizados cinco mil atendimentos por mês.

Entre os programas desenvolvidos, destacam-se o “Nossa Família Guarapuava”, de planejamento familiar. A partir deste programa, que foi implantado há três anos no município, houve significativa diminuição nos índices de gravidez na adolescência, gravidez indesejada e mortalidade infantil, beneficiando a sociedade de forma direta. Além da diminuição nos índices relacionados à gravidez, vale ressaltar que a disseminação no uso dos métodos também reflete em outras áreas da saúde, que se relacionam, como as doenças infantis e problemas durante e após a gestação.

Entre os métodos contraceptivos disponíveis estão os de longa duração tais como: DIU de Cobre e os Hormonais, alémdo Implante, e as pílulas modernas e seguras, com alto percentual de eficácia para todas as mulheres que se enquadram nos critérios.

Há também o programa materno e infantil “Mamãe Guará”, que monitora as gestantes e crianças, além de realizar visitas diárias nas maternidades, melhorando os indicadores. O programa foi criado em 2013, com o objetivo de diminuir a taxa de mortalidade infantil no município, que estava acima dos parâmetros estabelecidos como ideais pelo Ministério da Saúde. Em nove anos, Guarapuava conseguiu reduzir em sessenta por cento a taxa de mortalidade infantil. Esse índice diz respeito ao número de crianças que morrem antes de completar um ano de vida.

O Centro de Saúde da Mulher funciona todos os dias da semana, com horário estendido das 7h às 20h e oferece os serviços de coleta de preventivo, consultas ginecológicas, consulta de pré-natal, serviço de ecografia obstétrica e serviço de planejamento familiar, além dos programas já citados.

Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

A data foi definida no IV Encontro Internacional da Mulher e Saúde de 1984, na Holanda, marcando duas lutas para a saúde feminina, o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. O objetivo é chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde femininos.

“Este dia é muito importante para as mulheres, pois buscamos alcançar o objetivo que é o de garantir que as mulheres tenham acesso a cuidados de qualidade antes, durante e após o parto. Reforça a importância de dar apoio a ações que visem atenção e promoção da saúde nas diferentes fases da vida das mulheres. E nós, do Centro de Saúde da Mulher, trabalhamos para que as mulheres tenham acesso ao atendimento de qualidade e com responsabilidade”, salientou a diretora do Centro de Saúde da Mulher de Guarapuava, Sueli Ribeiro.