Casa do Imigrante de Guarapuava projeta logomarca ‘Marca Brasil’

ApexBrasil e a Embratur estão retomando a utilização da antiga logomarca que o País utilizou como Nation Brand, entre 2005 e 2019

Guarapuava participou do relançamento da “Marca Brasil” que foi projetada na Casa do Imigrante, sede da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos. A ação é promovida pelas agências brasileiras que administram o comércio exterior e a promoção do turismo internacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

“Para nós, como parte da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), é muito importante ser convidados para este momento. Guarapuava é uma cidade turística e só queremos expandir isso. Várias cidades do Brasil foram convidadas a participar e no Paraná, além de Guarapuava, somente a capital, Curitiba, entrou na ação. Isso mostra a força que temos no turismo e como participar da volta dessa logomarca é importante para nosso município”, destacou a secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila.

As agências estão retomando a utilização da antiga logomarca que o país utilizou como Nation Brand (representação da identidade nacional), entre 2005 e 2019. O Brasil reafirma compromisso com a sustentabilidade e com o resgate da logomarca internacional. A medida é um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem brasileira, focada na sustentabilidade ambiental. A “Marca Brasil” será usada em ações de promoção turística e comercial do País no exterior.

“A formulação e criação da “Marca Brasil” foi um marco na história do Brasil, feita por meio de um concurso fundamentado em pesquisas de mercado e critérios estritamente técnicos de seleção e que, por isso, está sendo retomada.

Ela é um símbolo do protagonismo que teremos no Planeta na formulação de políticas para enfrentar a crise climática, e, sem dúvidas, o turismo sustentável será uma das soluções para esse intercâmbio necessário entre os Países do hemisfério norte e sul”, explica o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

A atualização da Marca Brasil é o marco temporal da mudança da estratégia de promoção internacional do turismo brasileiro. A nova direção da Embratur criou em sua estrutura a Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas e dará centralidade a este tema em sua atuação, formulando políticas e negociando parcerias internacionais em favor da neutralização da emissão de carbono nos destinos turísticos do Brasil. O corpo técnico também atuará para induzir estes destinos a incorporar políticas de sustentabilidade.

A “Marca Brasil” retorna como uma Nation Brand que representa o País no comércio de produtos, serviços e turismo. Voltará a ser utilizada em produtos industrializados brasileiros para exportação, em parceria com a APEX Brasil. No turismo, a marca voltará a ser usada em publicações por todo o trade turístico: companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotéis e pousadas, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo.