Cadastro Único ficará indisponível para atualização e consulta, temporariamente, a partir da próxima sexta

Motivo é à troca do sistema atualmente operado pela Caixa Econômica Federal para um novo sistema gerido pela Dataprev.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informa que o Portal de Gestão do Cadastro Único estará, a partir da próxima sexta-feira (28), temporariamente indisponível devido à troca do sistema atualmente operado pela Caixa Econômica Federal para um novo sistema gerido pela Dataprev.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Alves, explicou que a mudança faz parte de uma reestruturação nacional e pediu a compreensão da população. “Sabemos que essa pausa pode impactar os cidadãos que dependem do Cadastro Único para acessar benefícios sociais. No entanto, essa transição é necessária para modernizar e melhorar a gestão do sistema. Pedimos paciência e nos colocamos à disposição para esclarecer dúvidas”, afirmou.

A migração do sistema ocorre devido a uma mudança no gerenciamento federal do Cadastro Único. Antes, a Caixa Econômica Federal era responsável pela administração da base de dados, mas agora a gestão será transferida para a Dataprev, empresa que também gerencia o sistema do INSS. Esse processo de transição é nacional e afetará todos os municípios do país.

Apesar da interrupção do sistema, os beneficiários não serão prejudicados. Assim que o serviço for restabelecido, os dados serão automaticamente atualizados, levando em conta o período em que o sistema esteve fora do ar.

No entanto, entre 28 de fevereiro a 18 de março, não será possível realizar consultas, atualizações ou novos cadastros no sistema do Cadastro Único. Para aqueles que necessitam de informações sobre o cadastro, a recomendação é procurar a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social ou um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde as equipes estarão disponíveis para prestar orientações.

Para cidadãos que precisam do comprovante do Cadastro Único para editais de concursos ou processos seletivos, por exemplo, a solicitação pode ser feita pelo site oficial do gov.br, caso os dados já tenham sido atualizados antes da paralisação do sistema.

Deixe um comentário