Brasil domina Mundial de Clubes com quatro representantes em 2025. Competição contou com quatro times brasileiros
O Mundial de Clubes de 2025 foi uma competição inédita, feita pela Fifa, e contou com uma expressão brasileira muito forte. Vista como o grande marco do futebol nesta temporada, serviu tanto como um “esquenta” para a Copa do Mundo, que acontece no ano que vem, quanto como uma forma de renda e visibilidade para equipes e jogadores no mundo todo. O Brasil contou com quatro representantes: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, que foram campeões da Libertadores nos últimos quatro anos.
Torneio histórico marca nova era do futebol de clubes
A competição seguiu o formato de mata-mata, com fase de grupos, oitavas de final, quartas, semifinal e a grande final. Neste ano, o Chelsea, da Inglaterra, foi o campeão. Ao todo, 32 equipes participaram, mas o Brasil quem teve mais representantes.
Isso porque a Copa Libertadores passou a ser dominada por times nacionais nos últimos anos. Entre os 32 participantes, estiveram os campeões continentais de 2021 a 2024. Falando em Libertadores, conquistadas por brasileiros, sendo o Botafogo o último a erguer a taça. Em 2025, já existe a garantia de mais um representante brasileiro: Flamengo e Palmeiras são os finalistas. Os jogos foram mandados para os Estados Unidos.
Representantes brasileiros enfrentam gigantes europeus
Os times brasileiros protagonizaram uma série de confrontos contra equipes de alto escalão na Europa. O Fluminense, por exemplo, eliminou a Inter de Milão, vice-campeã na Champions League. O Palmeiras encarou times como Chelsea, eliminado por ele nas quartas de final. O Botafogo venceu o PSG na fase de grupos, enquanto o Flamengo encarou equipes como Bayern, que eliminou o time nas oitavas.
A final foi europeia, marcada por um duelo entre Chelsea e PSG, na qual a equipe inglesa venceu por 3 a 0. Mesmo assim, todos os representantes brasileiros surpreenderam.
O Flamengo, como dito, foi o primeiro a cair. O Botafogo foi eliminado pelo Palmeiras nas oitavas, mas estampando jornais no mundo todo após vencer o PSG na fase de grupos. O Fluminense foi quem chegou mais antes. A equipe foi até a semifinal, caindo justamente para o Chelsea.
Isso mostrou a força nacional na competição, cada vez mais reforçando a visão de que o Brasil é, de fato, o país do futebol. Exemplos como Fluminense transformaram o Brasil em uma vitrine para o mundo. Os jogadores brasileiros calçaram suas chuteiras nos gramados americanos, representando o país com maior número de clubes no torneio histórico.
E nas próximas edições, isso deve se manter. Como dito, o Mundial de Clubes serviu como um preparo para a Copa do Mundo. Na final, por exemplo, um dos grandes destaques do Chelsea foi o brasileiro João Pedro. Isso mostra também como estrelas que surgem em times brasileiros passam a serem visadas por equipes de fora do país.
Com quatro representantes e grandes expectativas, o Mundial de Clubes 2025 teve de tudo para se tornar um marco na história do futebol. E tanto a Copa do Mundo quanto as próximas edições não devem ser diferentes.
