Bandeira Amarela: Prefeitura flexibiliza medidas restritivas contra a Covid-19
Novo texto amplia a capacidade de atendimento de estabelecimentos e igrejas e permite a realização de eventos com a participação de, no máximo, 30
pessoas
Nesta quarta-feira (1º), a prefeitura de Guarapuava publicou novo decreto que flexibiliza as medidas sanitárias do bandeiramento amarelo, ampliando a capacidade de atendimento de estabelecimentos e igrejas.
Novo texto também permite a realização de eventos com a participação de, no máximo, 300 pessoas, seguindo o protocolo de prevenção à Covid-19. Ainda continua proibida a realização de bailes, shows e baladas e o funcionamento de casas noturnas.
A partir desta quarta, o toque de recolher no município passa a ser das 2h às 5h. De acordo com prefeito, Celso Góes, é possível fazer certa flexibilização, sem abrir mão dos cuidados.
“Nós vivemos uma situação diferente nesse estágio da pandemia, principalmente com avanço da vacinação, que permite a realização de alguns eventos. Vamos seguir acompanhando os indicadores e ponderando as restrições que forem necessárias para não regredirmos em nossas conquistas e voltarmos a sobrecarregar o sistema de saúde”, declarou.
O Comitê de Crise, juntamente com a Administração Municipal, analisou cada setor em todos segmentos para determinar os ajustes no bandeiramento.
O secretário de Saúde, Jonílson Pires, explica que comparativamente a outros municípios, os indicadores têm se mostrado estáveis no último mês.
“Levando em conta o índice de retransmissão, de mortalidade e ocupação dos leitos de UTI, estamos em um dos cenários menos críticos deste ano. Mas a matriz ainda é o nosso norteador e, dependendo da evolução nos próximos quinze dias, poderemos retroceder com algumas restrições”, explicou
O secretário de Saúde ressalta que, apesar da ampliação da capacidade de público em alguns locais, as medidas sanitárias devem ser respeitadas.
“As mudanças estão sendo feitas, mas com o cuidado necessário. A manutenção delas depende do comprometimento de cada pessoa. Temos que aprender a conviver com o vírus e o melhor modo é a higiene e vigilância constante”, complementou.
Confira abaixo as principais atividades que poderão funcionar até as 2h e sem restrição de dias:
CLUBES ESPORTIVOS
ACADEMIAS
Capacidade: 75% da limitação do espaço
RESTAURANTES
Capacidade: 75% da limitação do espaço e até 8 pessoas por mesa
BARES
Capacidade: 75% da limitação do espaço com público máximo de 120 pessoas
*Podem ter apresentações artísticas
ESTABELECIMENTOS DESTINADOS AO ENTRETENIMENTO OU A EVENTOS CULTURAIS COLETIVOS, TAIS COMO CASAS DE SHOWS, CIRCOS, TEATROS, MUSEUS E ATIVIDADES CORRELATAS
Capacidade: 75% da limitação do espaço, ocupação limitada a 300 pessoas
ESTABELECIMENTOS DESTINADOS A EVENTOS SOCIAIS COLETIVOS E ATIVIDADES CORRELATAS EM ESPAÇOS FECHADOS, TAIS COMO CASAS DE FESTAS, DE EVENTOS OU RECEPÇÕES, BEM COMO PARQUES INFANTIS E TEMÁTICOS; SALÕES DE FESTAS E CHURRASQUEIAS DE CONDOMÍNIOS
Capacidade: 75% da limitação do espaço, limite de 300 pessoas
ESTABELECIMENTOS DESTINADOS A MOSTRAS COMERCIAIS, FEIRAS DE VAREJO, EVENTOS TÉCNICOS, CONGRESSOS, CONVENÇÕES, ASSEMBLEIAS, ENTRE OUTROS EVENTOS DE INTERESSE PROFISSIONAL, TÉCNICO E/OU CIENTÍFICO
Capacidade: 75% de ocupação do espaço com limite de 300 pessoas
REUNIÕES OU ENCONTROS PARTICULARES (ALMOÇOS, JANTARES, CHURRASCOS E AFINS) REALIZADOS EM AMBIENTE RESIDENCIAL
Capacidade: Até 25 pessoas
ATIVIDADES RELIGIOSAS
Capacidade: 75% da limitação do espaço com ocupação limitada a 300 pessoas
SHOPPING E GALERIAS
Capacidade: 75% da limitação do espaço
CINEMAS
Capacidade: 75% da limitação do espaço
EVENTOS ESPORTIVOS
Capacidade: Público de até 500 pessoas
PESQUE E PAGUE
Capacidade: 75% de ocupação do espaço
COMÉRCIO EM GERAL E LOJAS DE DEPARTAMENTOS
Capacidade: 75% da limitação do espaço
TRANSPORTE COLETIVO
Capacidade: 75% da limitação do espaço
MERCADOS, MERCEARIAS
Capacidade: 75% da limitação do espaço
CONVENIÊNCIAS
Capacidade: 75% de ocupação do espaço
PET-SHOPS
Capacidade: 75% de limitação do espaço