Audiência Pública: Prefeitura de Guarapuava apresenta metas fiscais do 2º quadrimestre na Câmara

Durante o encontro, aberto à população, o secretário de Finanças, Luciano Crotti, expôs um panorama completo das finanças do município

Nesta terça-feira (30), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, realizou no Plenário da Câmara Municipal a audiência pública para apresentar e debater o cumprimento das metas fiscais do segundo quadrimestre de 2025, em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000).

Durante o encontro, aberto à população, o secretário de Finanças, Luciano Crotti, expôs um panorama completo das finanças do município. Foram apresentados dados sobre a evolução da dívida pública municipal, o detalhamento da execução orçamentária dos primeiros oito meses do ano e as projeções para os meses seguintes.

Um dos dados apresentados foram as despesas de cada pasta neste 2° quadrimestre, sendo os maiores investimentos líquidos da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação. Também foi apresentado o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que define as receitas e despesas planejadas para o próximo exercício.

Segundo o secretário de Finanças, as informações divulgadas permitem avaliar as metas estabelecidas, além de orientar ajustes necessários para manter o equilíbrio fiscal. “Estamos cumprindo mais uma meta orçamentária, de apresentar o resultado do segundo quadrimestre de 2025, e colocar em pauta a lei orçamentária para o ano seguinte. A ideia é deixar todos os vereadores a par das mudanças que nós fizemos, ajustes orçamentários, e então ouvir as sugestões”, explicou.

A administração municipal reforçou que a realização periódica dessas audiências é uma das principais ferramentas de transparência fiscal, possibilitando que cidadãos, representantes de entidades e vereadores acompanhem de perto a utilização do dinheiro público.

Deixe um comentário