Assistentes sociais de Guarapuava participam de capacitação

Objetivo foi orientar os profissionais quanto a importância das notificações e atualização de ocorrências sobre violência sexual

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, por meio da Vigilância Epidemiológica e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) promoveu nesta quinta-feira (26), na Casa da Cultura, uma capacitação para Assistentes Sociais, sobre o atendimento á Violência Sexual.

“O intuito da capacitação foi orientar os profissionais de Assistência Social, quanto a importância das notificações e atualização dos fluxos de ocorrências sobre violência sexual. Com o objetivo de conseguir chegar ao conhecimento dos órgãos de saúde e posteriormente conseguir solicitar a criação de políticas públicas voltadas a essa temática”, destacou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Wesan.

Ao todo participaram 28 Assistentes Sociais. Para a psicóloga do SAE (Serviço de Assistência Especializada), Priscila Fortin, é de extrema importância abordar temas como a violência sexual para estes profissionais, que tem o primeiro contato com as vitimas. “É preciso acabar com esse ciclo de normalização da violência sexual, e a principal forma é a atenção e o foco na criança e no adolescente, saber como atender as vítimas desse tipo de violência dar voz a elas e não julgamentos”, finalizou.