16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres; confira a programação

Guarapuava promove ações para conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. 

De acordo com a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, aproximar as mulheres dos serviços especializados é fundamental para que se rompa o ciclo de violência na sociedade.

“Este ano, o nosso foco é fortalecer a Rede de Enfrentamento à violência contra as mulheres, que é muito articulada em Guarapuava. São diversas ações de mobilização e ativismo que aproximam as mulheres dos serviços especializados e espalham a informação de que há saída para o ciclo da violência doméstica”, destacou a secretária.

A Campanha teve início em 1991, quando mulheres de diferentes Países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram um trabalho com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

Durante esse período, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), irá realizar ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher e divulgar os mecanismos legais para coibir a violência de gênero. Além disso, a Secretaria procura ainda, avaliar os avanços e retrocessos nas políticas públicas, as ações de enfrentamento à violência e a eficácia da Lei Maria da Penha.

Confira a programação:

25/11 – 09h – Abertura dos 16 Dias – Blitz para entrega dos folders da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na Avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestri, próximo à Havan.

25/11 – 14h – Círculo de diálogo com as mulheres participantes do programa Vida Digna, sobre o tema Violência contra a Mulher – Projetos de Extensão Universitária: “Esperançar” Junto aos(às) Catadores(as) de Materiais Recicláveis de Guarapuava- PR e Projeto Frente de Prevenção à Violência Doméstica ou Familiar contra as Mulheres – Unicentro.

27/11 – 13h – Dia D na UBS Concórdia – Grupo Informação Salva Vidas.

29/11 – 10h – Lançamento do Programa “A Voz Delas” – Faculdade Campo Real.

29/11 – 14h – Encerramento anual do Projeto Maria da Penha nas Escolas, com as crianças da Escola Municipal Professora Luiza Pawlina do Amaral, no cinema da Unicentro – Projeto de Extensão Universitária Florescer.

29/11 – 19h – Prevenção e Enfrentamento ao Assédio contra Mulheres na Universidade – Projeto Frente de Prevenção à Violência Doméstica ou Familiar contra as Mulheres – Unicentro.

29/11 – 19h – Formatura do Programa de Aceleração de Lideranças.

01/12 – 13h – Círculo de diálogo com alunas adolescentes do Colégio Mahatma Gandhi – Procuradoria da Mulher.

01/12 – 13h – Círculo de diálogo com alunos adolescentes do Colégio Mahatma Gandhi – Faculdade Campo Real.

01/12 – 13h30 – Círculo de diálogo com pais dos(as) alunos(as) da Escola Municipal Professora Luiza Pawlina do Amaral, participantes do Projeto Maria da Penha nas Escolas – Faculdade Campo Real.

02/12 – 08h e 16h – Círculo de diálogo com pais dos(as) alunos(as) da Escola Municipal Professora Silvanira Acyoli Lins Penha, participantes do Projeto Maria da Penha nas Escolas – Faculdade Campo Real.

05/12 – 8h – Círculo de diálogo com pais dos(as) alunos(as) da Escola Municipal Maria de Jesus Taques, participantes do Projeto Maria da Penha nas Escolas – Faculdade Campo Real.

06/12 – 13h30 – Círculo de diálogo com pais dos(as) alunos(as) da Escola Municipal Hildegard Burjan, participantes do Projeto Maria da Penha nas Escolas – Faculdade Campo Real.

06/12 – 13h30 e 19h – Palestra sobre “Percepções e Perspectiva Culturais no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar”

06/12 – 14h – Círculo com meninos – CREAS e Faculdade Campo Real.

07/12 – 14h – Oficina com a temática “Divisão Sexual do Trabalho e Reciclagem”, com as famílias participantes do Programa Vida Digna – Projeto de Extensão Universitária “Esperançar” Junto aos(às) Catadores(as) de Materiais Recicláveis de Guarapuava- PR – Unicentro.

08/12 – 08h e 13h30 – Círculo de diálogo com pais dos(as) alunos(as) da Escola Municipal Irene Guimarães Pupo, participantes do Projeto Maria da Penha nas Escolas – Faculdade Campo Real.

Além disso, durante os 16 dias será realizado pelo Patrulha Maria da Penha em salões de beleza de Guarapuava, um “Quizz” de perguntas e respostas para identificar comportamentos existentes em relações tóxicas