Pilotos de Guarapuava concluem o 17º Transcatarina que teve chegada em Jaraguá do Sul
Foram quatro dias de aventura off-road, nos quais os guarapuavanos ajudaram a construir o sucesso de mais essa edição do evento
O Transcatarina terminou no último sábado (12), em Jaraguá do Sul – no Vale dos Encantados. A chegada foi na Arena Jaraguá, local onde quase mil participantes comemoram com muita alegria e satisfação, a conclusão da 17ª edição de um dos maiores encontros off-road do Brasil. A competição contou com a participação de pilotos de Guarapuava.
O evento atraiu para Santa Catarina pessoas de dez estados e 120 cidades de todo o país. A aventura teve início na última quarta-feira (09), em Fraiburgo – no Vale dos Imigrantes –, com concentração e largada do Hotel Renar (anfitrião do Transcatarina desde a primeira edição). Homens, mulheres e crianças (e famílias inteiras) estiveram divididas nas categorias Expedição, Passeio Radical (01, 02 e 03) e Adventure (01, 02 e 03).
Para proporcionar a melhor experiência turística e fora-de-estrada aos inscritos, a organização – a SC Racing – incluiu mais cidades no roteiro, sendo: Taió, Rio do Sul, Itaiópolis, Rio do Campo, Curitibanos, Otacílio Costa, Rio Negrinho, Indaial, Presidente Getúlio, Doutor Pedrinho e Corupá.
“O Transcatarina 2025 foi mais que especial, foi mais que espetacular. Mais uma vez conseguimos nos superar e esse sucesso tem nome: pessoas… E foram muitas! A alegria e a harmonia entre todos os envolvidos foi algo que nos chamou a atenção, um ajudando ao outro, com dicas e palavras de incentivo. O clima do nosso evento estava sensacional, foi um verdadeiro espírito de união… Lindo demais”, reconheceu o diretor geral do Transcatarina, Edson João da Costa.
Costa ainda destacou que todos os pilares do Transcatarina mais uma vez foram cumpridos e destacados, como por exemplo, a movimentação da economia local, com o consumo de hotéis, restaurantes, mercados, postos de combustíveis, suvenires etc. “A economia do município gira em torno do Transcatarina durante esses dias. Por isso, em 2025, dividimos a programação entre diversas cidades, para que mais regiões de Santa Catarina fossem beneficiadas”, ressaltou Costa.
Na verdade, o Transcatarina é um círculo virtuoso, pois as pessoas que participam desse encontro vivem experiências únicas, nas quais elas desafiam diversos tipos de obstáculos off-road, sentem a adrenalina e superam seus limites. Além de conhecerem diferentes lugares com belezas naturais que saltam os olhos, reencontram amigos e fazem novas amizades. “O Transcatarina é tudo isso”, reforçou Costa.
Guarapuava no Transcatarina
O que falar sobre o que sentiram os dois guarapuavanos, Marcelo Cavagnari e Ricardo Brustolin ao longo dos quatro dias de Transcatarina? Bastante determinados e, acima de tudo, animados, eles encararam os desafios da categoria Passeio Radical 01. Entre os obstáculos, eles passaram por atoleiros, lamaçais, trilhas com muitas erosões, atravessaram rios e dominaram os veículos 4×4 para vencer subidas estreitas e escorregadias.
Demonstraram ter habilidade ao volante, conhecimento e técnicas off-road e, sobretudo, o espírito de companheirismo, pois cada tripulante ajuda ao próximo a superar todos os desafios. Nenhum obstáculo foi fácil, mas todos foram desafiados com vontade e alegria e, ao final, o sentimento de satisfação e objetivo cumprido.
