O uso de máscara nas academias, ainda é obrigatório?

Após a reabertura das academias, muitas regras mudaram no que diz respeito às diretrizes de combate ao COVID-19. Por um lado, a prática de exercícios físicos se mostra muito importante para a saúde, especialmente em tempos como estes. No entanto, com os desdobramentos recentes no que diz respeito ao vírus, alguns cuidados ainda precisam ser tomados. Entenda melhor quais as diretrizes atuais sobre uso de máscara na academia, e como o mercado fitness tem se adaptado a essa realidade. 

Seguindo os devidos protocolos ditados pelas autoridades de saúde, as academias já estão funcionando a todo vapor há bastante tempo. Porém o uso de máscara continua sendo obrigatório em ambientes comerciais fechados. Mais de um ano após o ciclo de vacinação ter sido iniciado, isso ainda é mesmo necessário? Vamos saber mais a seguir. 

Flexibilização do uso de máscara 

As regras criadas para conter o avanço do vírus mudaram muito nos últimos dois anos. De modo geral, o uso de máscaras ainda é obrigatório. Porém alguns estados têm revisado suas regras desde o segundo semestre de 2021. Em dezembro, por exemplo, o governo do estado de São Paulo decretou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em vias públicas e parques. No entanto, o uso de equipamento de proteção individual permanece sendo exigido em espaços esportivos compartilhados, assim como academias. 

Em novembro do mesmo ano, a prefeitura do Rio de Janeiro havia liberado o acesso a academias sem o uso de máscaras. Porém, o decreto foi barrado pelo governo do estado. Em nota, a secretaria de saúde informou que a decisão foi tomada junto a um grupo técnico de especialista que trabalha de forma a acessar a vigilância estadual. 

Com o avanço da variante ômnico, alguns estados do país voltaram até mesmo a estabelecer regras antes já derrubadas. Entre elas, está o uso de equipamentos de proteção individual como as máscaras. O governo do Distrito Federal, por exemplo, voltou a exigir em janeiro de 2022 o uso das máscaras de proteção facial em locais abertos. O Ministério da Saúde brasileiro ainda não atualizou suas diretrizes sobre o assunto desde que foi detectada a ômicron.

Passaporte de Vacinação

Desde o final do ano passado o chamado “passaporte de vacina” também tem se popularizado ao redor do Brasil. A exigência é estabelecida de acordo com o governo de cada estado. De acordo com a mesma, o acesso a locais como restaurantes, bares, comércios, hotéis, prédios de órgãos públicos e as academias, só pode acontecer mediante apresentação de comprovante de vacinação. 

De acordo com os dados do Governo brasileiro, mais de  162,4 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina. Enquanto isso, em torno de 147,7 milhões já tomaram as duas doses. Outras 26,9 milhões de pessoas no país já retornaram para a dose de reforço em uma nova etapa da campanha.

Porquê usar máscara?

A principal forma de transmissão do vírus acontece por meio de gotículas pelo ar, e do com pessoas portadoras do mesmo. Portanto, a máscara é uma forma eficiente de se proteger do vírus. É indicado também que não se tire dela durante o seu treino. Outra recomendação é que se leve uma reserva caso a sua fique molhada de suor. 

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o uso de máscaras e a limpeza das mãos continua sendo uma maneira eficaz de se proteger. O contágio pelo toque de superfície, ou seja, através de um objeto, ainda é bastante raro. Porém também é possível se proteger limpando os instrumentos após o uso, e depois limpando suas próprias mãos. 

Mercado fitness e pandemia

Segundo o Sebrae, o setor de academias é um dos mais afetados pela pandemia, com faturamento 52% abaixo do normal em 2021. Apesar disso, o mercado fitness continua em alta no Brasil. Os dados do relatório global sobre este mercado, IHRSA Global Report, divulgado todos os anos, afirmou em sua mais recente edição que o país é o segundo em número de academias no mundo. O Brasil também ainda é o primeiro na América Latina. 

A estratégia adotada pelos negócios do setor tem sido o controle no número de alunos, higienização constante, e exigência do uso de acessórios de proteção individual como máscaras. Enquanto essas regras estiverem em vigência, é importante checar se a sua academia está seguindo todas as regulamentações para um treino seguro.