Guarapuava é sede de Etapa do Paranaense de Tênis de Mesa

A da 3ª etapa da competição reuniu mais de 300 atletas de 23 clubes de todo o Paraná

No último final de semana, Guarapuava foi sede da 3ª etapa do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa. A competição contou com a participação de mais de 300 atletas, de 23 clubes, que disputaram em várias categorias.

Iniciada no sábado (24), a competição dos grupos Federados e Bronze foi realizada no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes e foi promovida pela Federação de Tênis de Mesa do Paraná (FTMP), com o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação do município.

Na abertura do evento, o secretário de Esportes e Recreação de Guarapuava, Milton Roseira destacou a importância de um evento deste porte ser sediado no município.

“É muito importante ter esse evento aqui. O prefeito Celso Góes sempre nos pede para que sediemos as grandes competições. E o tênis de mesa é um evento muito importante em Guarapuava. Há muitos anos é trabalhado o tênis de mesa na cidade. Agora, haverá um local especial para quem pratica esse esporte”, disse Roseira.

“Eles [os atletas] poderão treinar em local separado, que não precise montar e desmontar as mesas, como era aqui no ginásio de esportes antes. E nós estamos alegres porque o pessoal achou que o ginásio está ficando muito bonito”, grifou o secretário.

No sábado, foram realizadas as competições das categorias masculina e feminina do Pré- Mirim, Mirim, Juvenil, Juventude, Veterano V5, V6 e V7, V3 e V4 feminino, além da categoria Bronze. Já no domingo, foi a vez das competições das categorias Absoluto, Super-Pré-Mirim, Infantil e Sênior masculino, proporcionando um dia repleto de emoção e disputas acirradas.

Para o presidente da Federação de Tênis de Mesa do Paraná, Edson Marroque, este é um momento muito importante para a Federação, pois segundo ele, Guarapuava sediou uma etapa da maior competição realizada pós-pandemia de Covid-19 no Estado.

“Estamos vindo de um período antes da pandemia, onde a federação chegou a ter quase quatrocentos e cinquenta atletas. Depois, este número caiu. Agora, estamos retomando nossa caminhada. Essa é uma das maiores etapas depois da pandemia. Já tivemos várias etapas aqui. E essa é especial”, ressaltou o presidente.

O presidente da Associação de Tênis de Mesa de Guarapuava, Felipe Kurhan, fez questão de ressaltar que mostrar o esporte do município é essencial. A competição beneficia não só os atletas, mas a cidade com a movimentação de pessoas durante a estada para os jogos.

“É muito importante poder ter uma competição dessas em nosso município. Há muitas pessoas de outras cidades, as maiores cidades do Paraná. Por isso, é muito importante mostrar o esporte de Guarapuava, em especial, o tênis de mesa. Além da quantidade de pessoas que vêm a estes jogos, e que acabam movimentando a questão econômica, muitas entidades, desde a rede hoteleira, restaurantes até o turismo, são evidenciados”, salientou Felipe.

A 3ª etapa do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa contou, ainda, com a presença especial de Leonor Demario, guarapuavana que é árbitra internacional e participou de quatro Olimpíadas, atuando na final do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos de Verão Rio 2016. Damario disse que foi uma alegria retornar à sua cidade natal para uma competição tão importante.

“É uma alegria estar novamente em Guarapuava e, especialmente, ver a organização da Secretaria de Esportes e Recreação. O local é espetacular, o equipamento é sensacional. Estou muito feliz de estar aqui. Foi uma alegria participar da abertura e ver também o grande número de participantes aqui neste evento. Foi maravilhoso”, contou.

Para os atletas, cada momento da competição foi de muito aprendizado e diversão.

“É muito importante participar desta etapa para compor a pontuação e tentar uma vaga no Campeonato Brasileiro, tentar pegar a medalha”, comentou Bárbara Vitória Marroque, de 20 anos, de Matinhos.

“Faz muito tempo que eu participo das competições. Eu tento sempre ficar em primeiro lugar. Desde 2020, eu jogo e gosto muito”, disse Laura, Beatriz Cassaro Xavier, de 10 anos, de Guaíra.

“Eu jogo há dois anos e já participei de um Paranaense. Este é meu segundo campeonato. Também participo dos jogos escolares. São experiências novas e se consegue muito aprendizado”, expressou Isaac Yuri de Campos, de 15 anos, natural de Turvo, mas que joga por Guarapuava.

Confira o resultado completo da competição:

Ao acessar os links, selecionar a fase de grupos

Federados

Bronze