Universidade sem vestibular: saiba os caminhos de entrada no ensino superior

O vestibular tradicional aplicado pelas universidades não é a única porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Nos últimos anos, milhares de estudantes têm conquistado vagas em universidades públicas e privadas utilizando outras modalidades de acesso, muitas delas baseadas no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além de avaliar o conhecimento adquirido no ensino médio, o Enem funciona como critério para uma série de programas de acesso à universidade, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (Fies). Cada um deles possui suas particularidades, mas todos com o propósito de aproximar o aluno do seu curso desejado.

O Sisu é a principal alternativa para quem deseja estudar em universidades públicas. Após a divulgação da nota do Enem, o candidato pode se inscrever gratuitamente no sistema do programa, escolher até duas opções de curso e acompanhar a nota de corte em tempo real, a depender da instituição, da modalidade e do curso escolhidos.

Já o Prouni é voltado para estudantes de baixa renda que desejam estudar em instituições privadas, com bolsas parciais (50%) ou integrais (100%). Para participar, o aluno deve ter feito o Enem mais recente, não ter zerado a redação e atender aos critérios socioeconômicos (renda familiar de até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais e até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais). O diferencial do programa é permitir o ingresso direto em faculdade particular sem necessidade de vestibular próprio da instituição.

Outra opção de ingresso é o Fies. Em vez de bolsa, o programa oferece financiamento a juros de 6,5%, com pagamento iniciado após a conclusão do curso. O programa também exige participação no Enem, com os critérios de média igual ou acima de 450 pontos e igual ou maior que 400 na redação. Além disso, é necessária a comprovação de renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Muitas instituições privadas também usam a nota do Enem como forma de ingresso direto, sem vestibular e com possibilidade de bolsa de estudos. O candidato se inscreve diretamente no site da faculdade, informa sua nota no Enem e já pode ser chamado para matrícula. Em alguns casos, quanto maior a nota, maiores são os descontos oferecidos.

Garantia de aprovação

Com tantas oportunidades, o caminho para o ensino superior se tornou mais acessível e flexível. O estudante que conhece bem os programas disponíveis e se planeja com base neles pode acessar cursos de qualidade, públicos ou privados, com ou sem custo. Nesse cenário, tanto o Enem quanto os tradicionais vestibulares são as portas de entradas a serem estudadas pelo candidato, e uma boa preparação é o diferencial em todos os casos.

É com o objetivo de proporcionar preparação de qualidade que o Curso Positivo apresenta o Positivo Express, o semiextensivo turbinado do mais reconhecido preparatório do Paraná. Disponível nas modalidades online e presencial, o curso atende a estudantes de qualquer lugar do Brasil com foco no ingresso no ensino superior, seja por meio do vestibular ou por meio do ENEM.

Professor Alceu Gnoatto, diretor executivo do Curso Positivo (Foto: Vinícius Perbichi)

“O Positivo Express é a consolidação do cuidado que o curso tem com seus alunos em mais de cinco décadas de atuação”, resume o diretor executivo do Grupo Positivo, Alceu João Gnoatto. “De qualquer parte do Brasil, nosso aluno terá a melhor preparação possível, com acompanhamento de nossa equipe de professores, material didático em casa, orientação pedagógica e foco em conquistar a vaga dos sonhos”, complementa.

No Positivo Express, a metodologia focada em resultados apresenta mais de 10 mil testes disponíveis com resolução em vídeo, além de revisões estratégicas e simulados focados. O curso ainda oferece aulas direcionadas para a instituições de ensino de preferência do candidato, de acordo com as regiões de Curitiba, Ponta Grossa e Joinville (SC).

O curso foi responsável por 21 primeiros lugares na UFPR e o primeiro lugar geral da universidade, além de metade das vagas em Medicina na UEPG e ACAFE.

“O Curso Positivo agora está onde o aluno estiver. Há três anos, inovamos ao levar nossa tradição para o ambiente online, mantendo o compromisso com a mesma excelência do presencial”, finaliza Gnoatto.
A sua aprovação nunca esteve tão perto. Clique AQUI e conheça o Positivo Express Online.

Deixe um comentário