Unicentro sedia premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Foram entregues 39 medalhas a 29 estudantes, de 19 escolas, distribuídas entre os municípios de Guarapuava, Candói, Pinhão e Turvo
A Unicentro sediou, nesta sexta-feira (12), a Cerimônia Estadual de Premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas. No evento, foram entregues 39 medalhas a 29 estudantes, de 19 escolas, distribuídas entre os municípios de Candói, Guarapuava, Pinhão e Turvo.
“A OBMEP oferece grandes oportunidades aos alunos, uma delas é a participação no Programa de Iniciação Científica, o PIC, para os alunos que são medalhistas nacionais. Então, é um incentivo para que esses estudantes se dediquem cada vez mais”, destacou a coordenadora da regional da PR-01 da OBMEP, Elisangela dos Santos Meza.

Foram entregues 39 medalhas a 29 estudantes de quatro municípios da região
A partir da premiação, explica o coordenador do polo presencial do PIC da Unicentro, em Guarapuava, professor Márcio André Martins, os medalhistas dão continuidade ao trabalho na universidade, em uma parceria com o Departamento de Matemática da Unicentro. O trabalho prevê que os medalhistas frequentem a universidade aos sábados, periodicamente, para realizarem atividades programadas com tutores.
“Nossos acadêmicos estão em contato com estudantes que tenham interesse em estudar e continuar seus estudos em Matemática. É uma forma de oferecer um atendimento especializado para esses estudantes e, ao mesmo tempo é uma via de mão dupla porque, muitas vezes, eles se tornam nossos acadêmicos”, pontuou.
Um dos medalhistas é o estudante do 9º ano do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, João Vitor Orzechowski de Oliveira. Ele recebeu as medalhas de ouro na etapa estadual e prata na etapa nacional. “Matemática é uma coisa que eu gosto e que eu tenho facilidade. Ganhar a premiação é um símbolo do esforço que a gente teve para chegar aqui, é um é um incentivo muito grande”, disse.
Sobre a OBMEP – Criada em 2005, a proposta é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em 2024, contou com a participação de mais de 56 mil escolas públicas e privadas de todas as regiões do país, totalizando mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A competição conta com duas fases, uma objetiva e outra discursiva.
